
Índio Capilé terá como adversário o Novo Hamburgo, no Clássico do Vale | Foto: Fábio Moraes/Aimoré
Na noite desta terça-feira (05), quatro partidas definiram os semifinalistas do Gauchão Série A2 2025. Aimoré, Novo Hamburgo, Veranópolis e Inter-SM garantiram as vagas após a disputa dos jogos de volta das quartas de final. O Aimoré superou o Lajeadense por 2 a 0 no Cristo Rei e confirmou a vantagem obtida no primeiro confronto. No Estádio do Vale, o Novo Hamburgo goleou o Gramadense por 5 a 1, após empate sem gols na ida. Em confronto equilibrado, o Passo Fundo devolveu o placar de 2 a 1 contra o Veranópolis, mas viu a vaga ser decidida nos pênaltis, com vitória do Pentacolor por 5 a 3. Já no Presidente Vargas, o Inter-SM venceu o Bagé por 2 a 0 e avançou na soma dos placares.
As semifinais do Gauchão Série A2 começam neste domingo (10) e reservam dois duelos de peso na disputa pelo acesso. De um lado, Aimoré e Novo Hamburgo protagonizam o tradicional Clássico do Vale, reeditando uma das rivalidades mais emblemáticas do futebol gaúcho. Às 19h30min, Novo Hamburgo e Aimoré se enfrentam no Estádio do Vale. Com a melhor campanha até então, o Índio Capilé será mandante no confronto de volta, marcado para o dia 17 de agosto, às 15h. Do outro, Inter-SM e Veranópolis medem forças em um confronto marcado pela consistência das campanhas ao longo da competição. O duelo de ida será no Antônio David Farina, neste domingo (10), às 15h. O duelo de volta será no Estádio Presidente Vargas, no dia 17 de agosto, em Santa Maria, no mesmo horário. Os vencedores garantem vaga na grande final e asseguram o retorno à elite do Gauchão em 2026.
CONFIRA O CHAVEAMENTO DA COMPETIÇÃO
Novo Hamburgo 5 x 1 Gramadense
No Estádio do Vale, o Novo Hamburgo goleou o Gramadense por 5 a 1. Na ida, o placar tinha sido 0 a 0, em Gramado. Aos 30 minutos, Allison cruzou da esquerda e Zé Andrade escorou com o pé direito: 1 a 0. Aos 43, o camisa 7 retribuiu a gentileza. Zé cruzou da direita e Allison cabeceou no segundo pau: 2 a 0. No segundo tempo, o goleador Batista marcou duas vezes. De pênalti, aos 5 minutos, e depois completando jogada do meia Clayton, aos 19. Wesley Pacheco ainda descontou para o Gramadense, aos 23. Porém, aos 32 Allison fez o quinto gol e selou a classificação anilada.
Aimoré 2 x 0 Lajeadense
No Cristo Rei, o Aimoré confirmou a classificação ao derrotar o Lajeadense por 2 a 0. No agregado, ficou 3 a 0, pois já havia vencido por 1 a 0 na ida, em Lajeado. A vitória começou a se desenhar aos 39 minutos, quando Vidmar cobrou falta da direita, rente ao escanteio, e o capitão Jeferson Lopes cabeceou forte no segundo pau: 1 a 0. Na etapa final, Johann ampliou o placar após jogada de Adriano Klein, aos 23. Com a melhor campanha, o Aimoré faz o jogo de volta contra o Novo Hamburgo em casa.
Passo Fundo 2 (3) x (5) 1 Veranópolis
No RazaoInfo Vermelhão da Serra, Ruan abriu o placar para o Pentacolor, logo aos dois minutos do primeiro tempo. O camisa 17 aproveitou o rebote do goleiro após chute de Romário, e inaugurou o marcador. Aos 19 minutos da etapa inicial, em jogada de disputa dentro da área do Veranópolis, o árbitro assinalou pênalti para o Passo Fundo. Na cobrança, Vinicius Spaniol acertou o travessão. No rebote, o centroavante empatou o placar. O Tricolor virou a partida ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos. Após levantamento na área, Medina cabeceou no ângulo do goleiro Lucas Alves. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Nas penalidades, o Veranópolis converteu as cinco cobranças e viu Eduardo desperdiçar a sua, garantindo a vitória por 5 a 3 e a vaga nas semifinais. Agora, o Pentacolor decidirá um lugar no Gauchão 2026 e a classificação para a final com o Inter-SM.
Inter-SM 2 x 0 Bagé
No Estádio Presidente Vargas, o Alvirrubro tirou o zero do placar logo no primeiro minuto de jogo. Após jogada lateral, Mateus Santana cruzou, Gabriel Morbeck desviou e Wilson Jr, posicionado na segunda trave, concluiu para o fundo das redes. Aos 25 minutos da etapa final, Josué foi expulso após falta em Jarro. O zagueiro do Bagé era o último homem da defesa Jalde-Negra e impediu uma chance clara de gol. Em contra-ataque, aos 35 minutos do segundo tempo, Mateus Santana ampliou para o Inter-SM. Agora, o Alvirrubro vai disputar com o Veranópolis o acesso à elite estadual e uma vaga na decisão.