
Alviverde garantiu a vaga nas semifinais da competição | Foto: Luiz Medeiros/SC Gaúcho
Três jogos marcaram o encerramento da fase classificatória da Copa FGF - Professor Ruy Carlos Ostermann. A 9ª rodada, disputada na tarde deste domingo (09), definiu os dois primeiros semifinalistas da competição: Pelotas e Gaúcho. Com a melhor campanha da primeira fase até então, o Lobo receberia o São Gabriel para, em caso de vitória, garantir a liderança do torneio. A equipe do Sanga, no entanto, não compareceu ao Estádio da Boca do Lobo, configurando um WO de 3 a 0. O Alviverde de Passo Fundo, por sua vez, recebeu o Juventude e venceu por 2 a 0. O Gaúcho ultrapassou o Brasil-Pel, assumiu a vice-liderança da fase classificatória e se classificou às semifinais da competição.
A última rodada da primeira fase também definiu a última equipe classificada à 2ª fase da Copa FGF 2025. Com base no Artigo 75 do Regulamento Geral de Competições de 2025 da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, "o clube que não comparecer a partida, sem justo motivo, será excluído da competição, ficando mantidos os escores anteriores, para todos os efeitos previstos no Regulamento Específico da Competição (REC), revertendo ao adversário do clube excluído o total dos 03 (três) pontos referentes às partidas disputadas (vencidas ou empatadas), cancelando-se as partidas posteriores, aplicando-se o escore de 3 a 0 em favor dos seus adversários". O Juventude, que havia empatado com o São Gabriel na 3ª rodada, recebeu mais dois pontos em virtude do não comparecimento do Sanga na partida frente ao Pelotas, na tarde deste domingo. Com uma vitória a mais, o Papo alcançou os sete pontos, ultrapassou o Internacional e entrou na zona de classificação à 2ª fase do torneio.
Com o encerramento da fase classificatória, foram definidos os confrontos da 2ª fase da Copa FGF 2025 – Professor Ruy Carlos Ostermann. O Brasil-Pel enfrentará o Juventude, enquanto o Esportivo medirá forças com o Aimoré. As quatro equipes disputarão as duas vagas restantes nas semifinais da competição em jogos de ida e volta, buscando a chance de avançar na briga pelo título e garantir a possibilidade de calendário nacional na próxima temporada.
PELOTAS 3 x 0 SÃO GABRIEL
Na Boca do Lobo, o Pelotas aguardou a chegada da delegação do São Gabriel até trinta minutos após o horário estabelecido para o início da partida. Configurando um W.O, o Lobo garantiu mais três pontos na tabela de classificação: melhor campanha garantida e vaga assegurada nas semifinais. O Sanga encerrou sua participação na última colocação, com -3 pontos. O Pelotas aguarda a definição dos semifinalistas oriundos da 2ª fase para conhecer seu adversário na próxima fase da competição.
GAÚCHO 2 x 0 JUVENTUDE
Para manter vivo o sonho de classificação às semifinais, o Alviverde precisava vencer o Papo e torcer por um tropeço do Brasil-Pel frente ao Esportivo. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Maicon Assis marcou o primeiro: o camisa 10 se antecipou a um cruzamento na área para vencer o goleiro e abrir o placar. A vitória Alviverde foi confirmada no início do segundo tempo. Aos oito minutos, Maicon Assis levantou na área e Tucão testou firme para marcar mais um: 2 a 0. Com o empate entre Tivo e Xavante, o Gaúcho garantiu a sua classificação antecipada às semifinais da competição e agora aguarda a definição do seu adversário que virá da 2ª fase do torneio.
ESPORTIVO 1 x 1 BRASIL-PEL
Na Montanha dos Vinhedos, um duelo aberto e equilibrado marcou a etapa inicial de partida. Lúcio e Gabriel, goleiros de Esportivo e Brasil-Pel, respectivamente, mantiveram o zero no placar. Em busca de garantir a classificação direta às semifinais, o Xavante iniciou o segundo tempo melhor e foi recompensado: aos sete minutos, após bate-rebate, Murilo marcou o primeiro gol da partida. Aos 36 minutos do segundo tempo, em jogada semelhante, Ferreira deixou tudo igual: 1 a 1. Com a confirmação da vitória do Gaúcho, o Brasil-Pel foi ultrapassado e encerrou a fase classificatória com a terceira melhor campanha: 14 pontos conquistados e vaga assegurada na 2ª fase da competição. O Esportivo, por sua vez, garantiu a 4ª colocação e também disputará, contra o Aimoré, em jogos de ida e volta, uma vaga nas semifinais.



