
A espera chegou ao fim! Neste sábado (10), a partir das 16h, a bola vai rolar para a disputa do Gauchão Superbet 2026. O campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF chega com um novo formato de disputa, que promete trazer mais emoção para o Estadual. Esta edição apresentará os clubes divididos em dois grupos na primeira fase, além da manutenção da disputa de quadrangulares, responsáveis pela definição de uma vaga na Copa do Brasil 2027 e pelos clubes rebaixados para o Gauchão Série A2 2027. O encerramento do Gauchão 2026 está previsto para o dia 08 de março.
NOVO FORMATO
O Gauchão Superbet 2026 será disputado por 12 clubes. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de seis times, definidos a partir de um sorteio que levou em conta critérios de proximidade geográfica e de rivalidade. O Grupo A terá Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe disputará seis partidas na fase classificatória, enfrentando obrigatoriamente todos os integrantes do outro grupo. Times da mesma chave não se enfrentam na primeira fase. Avançam para as quartas de final da competição os quatro primeiros colocados de cada grupo.
QUADRANGULARES
A competição não acaba para as equipes que não se classificarem para as semifinais. Os clubes eliminados nas quartas de final disputarão a Taça Farroupilha — realizada em semifinais e finais com jogos de ida e volta —, torneio que definirá um representante gaúcho na Copa do Brasil 2027. Por fim, as equipes que ficarem na 5ª e na 6ª posição de seus respectivos grupos na primeira fase jogarão um quadrangular em turno e returno para disputar a permanência no Gauchão Série A1, sendo que os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2 de 2027.
VAR EM TODOS OS JOGOS
Pela segunda vez consecutiva, o Gauchão contará com a presença do Árbitro de Vídeo – VAR em todos os jogos da competição. Ciente disso, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizará treinamentos específicos com o VAR durante a 23ª Pré-Temporada da Arbitragem Gaúcha. A ferramenta também está garantida para a edição de 2027 do Estadual.
DE VOLTA À ELITE
Além das equipes que garantiram a permanência na primeira divisão durante o Estadual de 2025, a competição contará com duas novidades: Inter-SM e Novo Hamburgo, que conquistaram o acesso através das semifinais do Gauchão Série A2 de 2025. O Colorado de Santa Maria garantiu seu retorno à primeira divisão após superar o Veranópolis - o Alvirrubro não disputava a elite estadual desde 2011. O Anilado, por sua vez, carimbou a vaga ao vencer o Aimoré no Clássico do Vale e retornou após uma temporada na Divisão de Acesso - o Novo Hamburgo havia sido rebaixado no Gauchão de 2024.
CAMPEÕES
Atual campeão, o Internacional chega para o Gauchão Superbet 2026 com o objetivo de garantir o bicampeonato consecutivo. Na última temporada, o Colorado colocou fim à hegemonia do Grêmio ao conquistar, de maneira invicta, o 46º título do Gauchão Superbet. O Tricolor, segundo maior campeão do Estadual, ergueu a taça em 43 ocasiões e teve sua sequência interrompida após um heptacampeonato entre os anos de 2018 e 2024. Outros quatro participantes desta edição também já foram campeões: Guarany (1920 e 1938), Juventude (1998), Caxias (2000) e Novo Hamburgo (2017).



