Divisão de Acesso
FGF realiza Conselho Técnico do Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte

Angelo Pieretti
14 FEV 2023 19:24

Conselho Técnico definiu datas e regulamento da competição |Crédito: Angelo Pieretti/FGF


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na tarde desta terça-feira (14), o Conselho Técnico para o Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte. O encontro na sede da entidade contou com a participação dos presidentes dos clubes que disputarão a competição e definiu regulamento e o formato da disputa. A previsão de início é dia 16 de abril, com término no dia 27 de agosto.


Na abertura do Conselho, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, deu as boas-vindas aos presidentes e encaminhou os tópicos a serem debatidos entre os participantes:


- Em todas as nossas competições, buscamos sempre a transparência e o melhor para os clubes. Sabemos que cada um tem as suas cores para defender, mas peço que mantenham sempre o respeito e que também pensem no todo.


Ficou definida a manutenção da fórmula da disputa do ano passado, com partidas de ida e volta. Os 16 clubes participantes estarão divididos em duas chaves regionalizadas. Avançam para próxima fase os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas de final, semifinais e finais, serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas.


Grupo A
Brasil-Far, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis


Grupo B
Bagé, Guarani-VA, Guarany, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel


Ao campeão e vice do Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte, estarão assegurados os acessos para o Gauchão 2024. Por sua vez, o último colocado de cada grupo será rebaixado para o Gauchão Série B 2024.


Apresentação da nova marca


Durante a realização do Conselho Técnico, a gerente de marketing da FGF, Carla Larini, apresentou a nova marca da competição. Em homenagem às bandeiras das fieis torcidas dos times do Rio Grande do Sul, os traços se encontram formando a marca da A2. Unindo elementos da essência da nossa região, o fundo remete tanto a paisagem rural como aos gramados de jogo.


A competição também terá o apoio de uma das maiores empresas de Bet do Brasil: a Esportes da Sorte, que terá os naming rights do campeonato.


- Acreditamos no futebol gaúcho, acreditamos no potencial do Rio Grande do Sul e queremos estar cada vez mais próximos das comunidades e clubes - disse o diretor de marketing da Esportes da Sorte, Daniel Trajano.


Transmissão


O Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte terá transmissão de todos os jogos pela FGF TV e redes sociais da FGF. Ao longo da primeira fase, as transmissões serão gratuitas. A cada rodada, uma partida terá transmissão aberta pela TVE. Ainda durante a fase classificatória, os clubes poderão negociar diretamente com rádios e jornais para a retransmissão do sinal gerado pela FGF TV dos seus jogos.


- Além de manter a padronização das transmissões e a identidade visual da competição, a retransmissão do sinal da FGF TV pode ser revertido em recursos para os clubes - completou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.


Nas fases eliminatórias, as transmissões serão exclusivas da FGF TV, mediante assinatura. Um jogo por rodada terá transmissão em TV aberta, pela TVE. 


Texto de Angelo Pieretti sob supervisão de Christiane Matos


Max Peixoto/FGF