Saúde
FGF firma parceria com laboratório para realizar testes de diagnóstico do COVID-19

Pedro Trindade
14 MAI 2020 17:52

Crédito: Banco de imagens / Pixabay

A Federação Gaúcha de Futebol firmou uma parceria com o Laboratório Qualitá para a realização de exames de diagnóstico molecular do Covid-19. O acordo foi selado em reunião virtual ocorrida no início desta semana e contempla as equipes do interior que disputam o Gauchão Ipiranga 2020.

O Laboratório Qualitá ficará responsável pela coleta de amostras, processamentos e laudos. O método utilizado será o PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame rastreia o material genético do vírus.

Proposta para retomada do Gauchão Ipiranga 2020 é aprovada por clubes
Presidente Luciano apresenta ao governador protocolo criado pela FGF

A aquisição de testes para atletas e membros das comissões técnicas é uma das deliberações presentes no protocolo elaborado pela FGF e entregue ao governador Eduardo Leite na semana passada. O documento prevê que sejam aplicados 100 testes por clube (à exceção da dupla Gre-Nal) sem custos para os times.

A testagem será dividida em dois momentos. A primeira metade na retomada dos treinamentos e os outros 50 próximo ao reinício da competição.

O prazo padrão de entrega dos resultados é de até 48 horas após a realização da coleta da amostra, mas a empresa garante que há viabilidade de antecipação para 24 horas.

O Laboratório Qualitá é certificado pela Secretaria Estadual da Saúde para realização de exames de diagnóstico do coronavírus. A certificação pode ser conferida aqui.