Reunião sobre o Gauchão
No Piratini, presidente Luciano apresenta ao governador protocolo criado pela FGF

Pedro Trindade
05 MAI 2020 18:43

Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, esteve reunido com o governador Eduardo Leite na tarde desta terça-feira (5). No encontro, ocorrido no Palácio Piratini, foi apresentado para o chefe do Executivo o protocolo elaborado pela FGF com sugestões a serem seguidas em caso de reinício da disputa do Gauchão Ipiranga 2020. O documento contempla uma série de medidas de segurança e de questões que envolvem a saúde.

”Quantitativo de pessoas em torno do gramado e de delegação, medidas de recomendação aos clubes em questão de retreinamento. Não foi uma proposta, foi uma situação de protocolo, uma minuta, para ser apresentada ao governador e para ser debatida com ele e com seu gabinete de crise”, relatou o mandatário da Federação.

Acompanhado do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário de Esporte e Lazer, João Derly, e do secretário-chefe de Gabinete, Paulo Morales, Leite prometeu analisar a minuta e considera incluí-la no próximo decreto.

“A Federação Gaúcha de Futebol nos traz a sua proposta de protocolo a ser seguido para retomar o campeonato. Como nós estamos neste momento fazendo a análise das atividades para estabelecer o protocolo para cada uma das bandeiras a partir do novo modelo de distanciamento, vamos avaliar esse protocolo e considerá-lo no próximo decreto, que vem até a sexta feira”, ponderou o governador.

O campeonato estadual está suspenso desde 16 de março, após a realização da terceira rodada da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno). Apesar das incertezas que rondam a competição, a Federação espera encerrá-lo dentro de campo.

“A intenção da FGF é a concretização da competição dentro do campo, desde que não exponha ninguém ao risco e que seja realizada com toda segurança e toda responsabilidade”, finalizou o presidente. 

Na tarde de quarta-feira (6), ocorrerá mais uma videoconferência entre a diretoria da Federação Gaúcha de Futebol e os representantes dos 12 clubes que disputam o Gauchão.