Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Aimoré e Brasil-Pel vencem jogos de ida e largam em vantagem na segunda fase da Copa FGF

Adão Paz Junior
12 NOV 2025 22:15
Colaboração: Luiz Breves

Zagueiro Micael marcou o gol da vitória no Cristo Rei | Foto: Marcy Dutra/Aimoré

Aimoré e Brasil-Pel largaram em vantagem nos jogos de ida da segunda fase classificatória da Copa FGF - Professor Ruy Carlos Ostermann. Com uma vitória de 1 a 0 sobre o Esportivo na noite desta quarta-feira (12), no Estádio Cristo Rei, o Índio Capilé vai jogar pelo empate fora de casa no próximo domingo (16), em Bento Gonçalves, para se classificar às semifinais. A situação do Xavante é igual, mas com um detalhe a mais: pode empatar em casa, no Bento Freitas, após vencer o Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi.

CONFIRA A TABELA

Classificados
diretamente às semifinais, Pelotas e Gaúcho acompanham tudo de perto e aguardam seus adversários na disputa pelas vagas na final. Líder da primeira fase, o time pelotense vai enfrentar o classificado entre Aimoré e Esportivo, enquanto a equipe de Passo Fundo terá pela frente o vencedor de Brasil-Pel e Juventude.

AIMORÉ 1 X 0 ESPORTIVO

Jogando em São Leopoldo, o Aimoré criou as melhores chances no primeiro tempo. Logo aos dois minutos, Vidmar recebeu dentro da área, na esquerda, e bateu para o gol, só que o goleiro Lúcio defendeu. Aos nove, o Esportivo chegou com perigo após recuperar a bola no meio-campo, mas Xandy chutou por cima do gol.

Aos 45, Mauri fez boa jogada pela direita e tocou para Maicon, que fez a ultrapassagem na área e bateu forte. Lúcio fez grande defesa e evitou o gol. Aos 47, o goleiro salvou chutes de Mauri e Maicon e manteve o placar zerado.

No segundo tempo, o Aimoré conseguiu ser mais perigoso no ataque após expulsão do atacante Guilherme Farias, do Esportivo, depois de uma jogada temerária em disputa de bola com o zagueiro Micael. Porém, em algumas jogadas faltava sempre o último chute.

E se não foi possível com bola no chão, a solução veio pelo alto. Aos 26 minutos, o zagueiro Micael completou de cabeça após escanteio cobrado da esquerda e colocou o time da casa na frente: 1 a 0. Apesar da pressão, o segundo gol não saiu, mas a vantagem mínima para o jogo da volta foi sustentada até o apito final.

JUVENTUDE 1 X 2 BRASIL-PEL


 Foto: Leonardo Bidese/Juventude

De tarde, o Xavante visitou o Papo no Alfredo Jaconi e construiu as melhores oportunidades no início da partida. Aos seis minutos, Wesley Santos quase abriu o marcador ao desviar levantamento na área. Aos 10, saiu o primeiro gol: após lançamento longo de Murilo Cavalcante, Silvano disparou na ponta direita e levantou na área, na cabeça de Patrikão. O centroavante subiu mais alto do que a defesa do Ju para testar firme e inaugurar o marcador: 1 a 0.

O Juventude respondeu aos 18 minutos, quando Galego recebeu dentro da área e foi travado na hora do chute. Aos 29, ele recebeu em profundidade e parou na defesa do goleiro Gabriel.

A segunda etapa foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes. O Ju tentou se jogar ao ataque, mas só assustou no final, quando Galego quase empatou aos 44 minutos.

Aos 46
, o Xavante saiu em contra-ataque, Daniel avançou pelo lado direito e lançou Murilo Cavalcante dentro da área. O capitão do Brasil dominou e chutou no ângulo esquerdo de Ruan Carneiro: 2 a 0. O Papo descontou nos instantes finais do jogo, após cabeceio de Bernardo em cobrança de escanteio: 2 a 1.

PRÓXIMOS JOGOS

No próximo domingo (16)
, às 16h, ocorrem os jogos de volta. Em Bento Gonçalves, o Esportivo recebe o Aimoré no Estádio Montanha dos Vinhedos e precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar aos pênaltis. Em Pelotas, o Brasil-Pel tem a vantagem de jogar pelo empate contra o Juventude. Em caso de vitória do Ju por um gol de diferença, a classificação será definida nas penalidades.