Futebol Feminino
Relembre os títulos das competições Femininas da FGF na temporada 2023

Leonardo Fister
13 DEZ 2023 13:45


Não é exagero dizer que o ano de 2023 foi um dos mais especiais para o futebol feminino gaúcho. Afinal, as gurias deram show em campo. No Gauchão Feminino Ipiranga, vimos o surgimento de grandes jogadoras, partidas de alto nível técnico e muitos gols. No Gauchão Feminino Sub-17, podemos acompanhar o trabalho de base desenvolvido pelos clubes e terminar com a certeza de que a modalidade está crescendo cada vez mais. Em ambos os campeonatos, o título ficou com as Gurias Coloradas. Por fim, vale destacar que quatro equipes gaúchas estão credenciadas para disputar competições nacionais em 2024. As Gurias Coloradas e as Gurias Gremistas disputarão o Brasileirão Feminino A1. Já as Gurias do Juventude conquistaram o acesso para o Brasileirão Feminino A2. Por fim, as Gurias do Brasil-Far jogarão o Brasileirão Feminino A3. Então, chegou a hora de relembrar como foram as competições femininas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF em 2023. 



GAUCHÃO FEMININO IPIRANGA


As Gurias Coloradas conquistaram o título do Gauchão Feminino Ipiranga. Foi a quarta conquista em cinco anos. O Inter, assim como o Grêmio, entrou direto na 2ª fase da competição. As Coloradas terminaram com uma campanha de sete vitórias, um empate e uma derrota. Foram 35 gols marcados e sete sofridos. Na decisão, o Inter sagrou-se campeão após vencer as Gurias Gremistas por 2 a 0 no Beira-Rio, no jogo de ida, e de empatar o duelo da volta por 1 a 1 na Arena do Grêmio. 


As Gurias do Juventude também fizeram festa ao conquistarem o título do Interior pelo segundo ano consecutivo. As Jaconeras encerraram a 1ª fase com 100% de aproveitamento. Na fase seguinte, as Esmeraldas venceram quatro jogos e perderam apenas um, ficando em terceiro lugar. Mas nas semifinais, duas derrotas para as Gurias Coloradas impediram o Juventude de alcançar a final inédita. Porém, na Decisão do Interior, as Jaconeras superaram as Gurias do Brasil-Far por 2 a 0 e levantaram a taça


No total, 10 equipes participaram do Gauchão Feminino Ipiranga. Foram 236 gols em 50 jogos disputados. Uma média de 4,7 gols por jogo.


GAUCHÃO FEMININO SUB-17


As Gurias Coloradas também levaram a melhor no Gauchão Feminino Sub-17, conquistando o bicampeonato de forma invicta. As Coloradas encerraram com uma campanha de cinco vitórias e um empate. Foram 25 gols marcados e apenas um sofrido, ficando com a melhor defesa do campeonato. O título veio após uma vitória por 1 a 0 e um empate por 1 a 1 diante das Gurias Gremistas. O Gauchão Feminino Sub-17 contou com a participação de sete equipes. Em 15 jogos, a rede balançou 74 vezes. Uma média de 4,9 gols por partida


Luis Felipe Amorin/FGF; Gabriel Tadiotto/Juventude e Juliana Zanatta / S.C. Internacional