" /> Federação Gaúcha de Futebol

Medicina esportiva
Nova edição do Informes em Saúde aborda a Psicoeducação, Neurociência e Psicologia Positiva

Luiz Breves
29 JAN 2026 18:15


Transformar a consciência sobre processos mentais em vantagem competitiva é o tema central do novo Informe em Saúde da Comissão de Medicina e Saúde da Federação Gaúcha de Futebol - FGF. Ao explorar a relevância da psicoeducação e da regulação cognitiva, o documento revela como o manejo da autoconfiança e da ansiedade impacta diretamente a autoeficácia e a longevidade da carreira de atletas de alto rendimento. O projeto conta com a coordenação do Prof. Paulo C. Petry, Doutor em Epidemiologia, e a consultoria de Maurício Rech, Mestre em Psicologia e Saúde.


O PODER DA PSICOEDUCAÇÃO NO FUTEBOL


A psicoeducação é apresentada como um processo estruturado de transmissão de informações sobre saúde mental e estratégias de enfrentamento, visando aumentar o conhecimento e promover a autonomia no manejo de desafios psicológicos. No ambiente esportivo, a literatura demonstra que a consciência e o controle de processos mentais, como a autoconfiança e a regulação do nível de excitação, são cruciais para o rendimento em situações de alta pressão competitiva. Esse desenvolvimento de competências emocionais é visto como um pilar fundamental para a formação de atletas, especialmente entre os mais jovens, que tendem a buscar mais suporte e se beneficiam diretamente de intervenções estruturadas para maximizar seu potencial.


AMBIENTES DE SUPORTE E SUCESSO A LONGO PRAZO


Para além das capacidades individuais, a literatura técnica destaca que o ambiente de suporte é um componente indispensável para o sucesso esportivo duradouro. Isso inclui desde a qualidade da relação estabelecida com os treinadores até o suporte social e o uso de recursos para diagnóstico cognitivo e emocional. Ao integrar esses elementos, o projeto busca oferecer um diagnóstico completo das flutuações situacionais no desempenho, reforçando que o desenvolvimento de estratégias de regulação emocional é essencial para maximizar tanto a saúde mental quanto a performance dos atletas de futebol no cenário contemporâneo.


Confira o Informe na íntegra:


"); var share_img = encodeURIComponent("https://fgf.com.br/public/uploads/noticias/6696-697bbb5f1df42.jpg"); if (a == 'facebook'){ send = "https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=" + encodeURIComponent(window.location.href); window.open(send,'','toolbar=0,status=0,width=600,height=600, top=40%, left=40%'); } if (a == 'whatsapp'){ send = 'https://api.whatsapp.com/send'; send += '?text=' + share_url; //send += '%20' + share_url; window.open(send,'','toolbar=0,status=0,width=650,height=600, top=40%, left=40%'); } if (a == 'telegram'){ send = 'https://telegram.me/share/url'; send += '?url=' + share_url;send += '&text=' + share_title; window.open(send,'','toolbar=0,status=0,width=650,height=600, top=40%, left=40%'); } if (a == 'twitter'){ send = 'https://twitter.com/intent/tweet'; send += '?url=' + share_url; send += '&text=' + share_title; window.open(send,'','toolbar=0,status=0,width=750,height=750, top=40%, left=40%'); } }