Medicina Esportiva
Nova edição do Informes em Saúde aborda a importância das habilidades visuais na performance de atletas

06 NOV 2025 15:00



A Comissão de Medicina e Saúde da Federação Gaúcha de Futebol - FGF
 lançou a quinta edição do "Informes em Saúde", iniciativa que visa atualizar os profissionais envolvidos com o futebol profissional no Rio Grande do Sul com dicas de saúde e estudos na área. Coordenado pelo professor Paulo C. Petry, Doutor em Epidemiologia, o projeto tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e novidades da medicina com clubes filiados e público em geral. 

O quinto informe da série tem como tema "A importância das habilidades visuais na performance de jogadores de futebol profissional". A visão é, sem dúvida, o sentido mais exigido no esporte. Na prática clínica, observa-se como uma percepção visual refinada e tempos de reação enxutos transformam a tomada de decisão em jogadas ofensivas e defensivas.

Com base na dissertação de Silva (2022), conduzida com 155 jogadores de futebol profissional em Portugal, identificaram‑se correlações significativas entre diferentes habilidades visuais, como percepção periférica, rastreamento de múltiplos objetos e tempo de reação.

A pesquisa demonstrou que, embora não houvesse diferenças estatisticamente significativas entre posições no campo quando avaliadas globalmente, a comparação entre pares de posições revelou variações em acuidade visual binocular e forias (desalinhamentos oculares temporários) em visão próxima.

Observou‑se também que quanto melhor a percepção periférica, menor o tempo de reação do atleta e maior sua eficiência no rastreamento de objetos em movimento. Essas habilidades são fundamentais para tomadas de decisão rápidas e eficazes durante passes, finalizações e marcações. 


Confira o Informe na íntegra: