Nota Oficial - Campeonato Estadual Sub-20

Pedro Trindade
27 OUT 2020 19:29

Crédito: Arte / Futebol

A Federação Gaúcha de Futebol, na qualidade de entidade organizadora do desporto, vem pelo presente informar o cancelamento do Campeonato Estadual de 2020 na categoria Sub-20 (Masculino), em virtude da situação fática em que o Brasil se encontra, em face da pandemia de coronavírus.

Como já é notório, a FGF tem o compromisso de promover o futebol, porém evitando ou minorando qualquer risco de contágio no ambiente esportivo. Por isso, a presente decisão foi tomada, considerando o momento atual da pandemia de COVID-19 e a necessidade da observância das recomendações dos órgãos sanitários e do rígido protocolo de saúde exigidos pelas autoridades na área da saúde do governo do Estado, o qual reúne, dentre outras:

- Diretrizes operacionais;

-  Medidas de segurança e contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas;

- Normas de distanciamento e higiene;

- Testagem de todos os envolvidos na partida;

- Confinamento;

- Limitações do número de atletas em ônibus da delegação e em hospedagens.

A tomada das medidas acima referidas resultaria em altos custos para as entidades envolvidas, impactando-as, sobremaneira, com gastos que tornam inviável a realização das mencionadas competições.

Por oportuno, cabe referir que com muitas adaptações, dificuldades e ajustes, o Campeonato Gaúcho de 2020 foi finalizado apenas no final do mês de agosto, sendo que a Divisão de Acesso 2020 e a Segunda Divisão 2020 foram declaradas igualmente inviáveis, após diversas reuniões da diretoria da FGF com os clubes participantes.

Diante de tal cenário, com a persistência da necessidade do cumprimento dos protocolos relacionados à Covid-19, lamentavelmente, a decisão ora comunicada se impõe.

A intenção é que para o ano de 2021 as competições sejam realizadas, contanto que o cenário sanitário no País, assim como no Estado, esteja normalizado.

Porto Alegre, 27 de outubro de 2020.

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL

Luciano Dahmer Hocsman