
Treinador gaúcho foi o segundo convidado do FGF Conecta 2025 | Foto: Guilherme Chaves/FGF
Na noite desta terça-feira (29), a Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu o segundo evento do projeto Conecta em 2025. O bate-papo contou com a participação do treinador gaúcho Lisca, que abordou o tema "Futebol Propositivo". A conversa com o técnico aconteceu no auditório da sede da FGF, com mediação do doutor em ciências do desporto e mestre em ciência do movimento humano, professor José Cicero Moraes. O evento reuniu profissionais da área técnica de diversos clubes do Rio Grande do Sul, dirigentes, graduandos e professores de educação física.
Durante o encontro, Lisca comentou suas experiências como técnico da base e do profissional do Internacional, Juventude, Vasco da Gama, América-MG, Ceará, Santos, entre outros clubes do futebol brasileiro. O treinador mostrou vídeos, deu explicações táticas e comentou sobre a importância do futebol propositivo em cada minuto do jogo.
- Falamos sobre futebol propositivo na visão de um treinador gaúcho. Nós somos considerados, aí pelo Brasil, treinadores que primam pelo sistema defensivo, muitas vezes sendo rotulados de retranqueiros. Conversamos sobre um futebol mais ofensivo, alguns conceitos de jogo de posição, de treinamento estruturado e de periodização tática. Foi uma troca de ideias dentro desses conceitos - contou Lisca.
Ademir Calovi, coordenador do projeto FGF Conecta, explicou a escolha e a importância do tema:
- Primeiro queremos agradecer ao Lisca pela disponibilidade. Nós já estávamos conversando com ele há bastante tempo e agora conseguimos conciliar as agendas. O assunto é importante, pois aborda o futebol propositivo e, principalmente, a construção do treino, visando o que treinar, porquê treinar e quando treinar. Essa é a essência, pois o treino ele não mexe só com a parte física, técnica e tática. Ele mexe com a parte também de sentimentos e emoções - destacou Ademir Calovi.
Nascido em Porto Alegre, Lisca agradeceu a oportunidade:
- Foi um orgulho e uma honra estar aqui. Eu, que comecei nas categorias de base, em campeonatos da Federação, estar aqui hoje, conversando sobre futebol, com um público seleto, é muito legal.
O projeto FGF Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral. Além de capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, visando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiência com um técnico de alto nível do futebol brasileiro.