Futebol Profissional
Guarani-VA e Apafut vencem e largam em vantagem nas semifinais do Gauchão Série B em busca do acesso

Adão Paz Junior
23 NOV 2025 17:50

Apafut fez 1 a 0 no São Paulo-RG em Caxias do Sul | Foto: Tiago Muniz/Apafut

Guarani-VA e Apafut largaram na frente nos jogos de ida das semifinais do Gauchão Série B, na tarde deste domingo (23), e deram um passo importante rumo ao acesso à Série A2 e às vagas na decisão. Mesmo jogando fora de casa, o time de Venâncio Aires venceu o Rio Grande por 2 a 0, no Estádio Aldo Dapuzzo, e agora pode até perder por um gol de diferença no duelo de volta, no próximo final de semana, no Edmundo Feix. Já a Apafut ganhou do São Paulo-RG por 1 a 0, em Caxias do Sul, e vai para Rio Grande com a vantagem de jogar pelo empate.

CONFIRA A TABELA

Com a melhor campanha desde a fase classificatória, o Guarani-VA ainda não sabe o que é empate e derrota no campeonato, o que aumenta muito o desafio do Rio Grande. O Vovô vai precisar buscar inspiração no jovem time da Apafut, que impôs a primeira derrota do São Paulo-RG na competição e mostrou que é possível surpreender.

RIO GRANDE 0 X 2 GUARANI-VA


Reprodução do Facebook/SC Rio Grande

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Guarani-VA começou a construir a vitória aos sete minutos da etapa final. Após bola cruzada para a área, o zagueiro Dênis cabeceou forte e mandou para a rede: 1 a 0. Três minutos antes, os donos da casa perderam uma chance clara com Nathan, que chutou rente à trave.

Como quem não faz leva, a bola puniu em dobro. Aos 21, Murilo pegou de primeira na entrada da área, a bola bateu na trave e entrou: 2 a 0 e vantagem na bagagem para Venâncio Aires.

APAFUT 1 X 0 SÃO PAULO-RG

Em uma partida muito disputada e intensa, o que parecia um prejuízo irreversível na teoria não se confirmou na prática. Mesmo com um jogador a menos após expulsão de Foiatto aos 20 minutos do segundo tempo, a Apafut encontrou o caminho do gol em jogada de contra-ataque logo depois.

Após o ataque promissor ser parado com falta na entrada da área, aos 25o lateral-direito Peixoto brilhou. Ele cobrou com categoria e abriu o placar no Complexo Esportivo do Sesi: 1 a 0. A partir do gol sofrido, o Leão do Parque tentou pressionar o time da Serra, mas não conseguiu empatar e deixou para resolver em casa no jogo da volta.