GRENAL DA PAZ

18 MAR 2018 10:47

Uma mensagem ao torcedor Gaúcho.

Ao longo dos últimos anos, minhas manifestações vem sendo dirigidas aos clubes, seus dirigentes e demais entidades que fazem parte deste mundo chamado futebol. Durante um bom tempo me dirigi aos atletas e treinadores.
Mas hoje, quero me dirigir a ti, TORCEDOR GAÚCHO, pois é para ti e tua alegria que todas as pessoas que antes nominei se dedicam ao longo de todo o ano nas diversas competições.
Tu, TORCEDOR GAÚCHO, é a razão de tudo isso. Não importa as tuas cores preferidas, não importa a tua região.  Tu és parte fundamental daquilo que se diz "não ser apenas futebol".

Hoje se iniciam as fases eliminatórias DO GAUCHÃO IPIRANGA 2018 e tu estás convocado. Estás convocado para fazer dos estádios do RS um local de divertimento, de alegrias, de festa. Conto contigo nessa convocação e sei que serei ouvido.

Dito isso, quero te relembrar um coisa:
Tu, TORCEDOR GAÚCHO, tens a sorte de ter aqui nos teus rincões, o MAIOR CLÁSSICO DO FUTEBOL SULAMERICANO E UM DOS MAIORES DO MUNDO, o nosso GRENAL.
Ao que parece, até os "deuses do futebol" estavam com saudades do GRENAL, tanto que neste ano histórico da FGF, só pelo nosso Estadual teremos três clássicos em sequência.
Não podemos fechar os olhos para as dificuldades que assolam nosso País. Temos questões e situações terríveis que precisam da atenção urgente de nossos governantes. 
Não vamos, TORCEDOR, deixar o futebol gaúcho entrar nessas estatísticas.
O futebol, tenho certeza disso, representa muito mais do que o jogo, o resultado e o título em si. Aí tu vais dizer: sim, tem uma questão econômica também. Sim tem. Mas o mais importante do futebol é função social que ele deve exercer. O futebol, estádio, a convivência sadia, o fair play devem servir de exemplo à toda a sociedade.  E  lembra que falei anteriormente: tu és parte fundamental nisso tudo, TORCEDOR.
Nesta semana que passou, nós dirigentes, nos reunimos com diversas autoridades que nos auxiliam a realizar o espetáculo. E de forma consensual, decidimos por manter aqui no RS o formato até então utilizado, ou seja, participação das duas torcidas nos estádios. 
Estamos do mesmo lado. A festa do futebol tem mais graça com a tua participação. 

Assim é que te peço, TORCEDOR GRENAL, façamos uma grande festa nestes dois jogos, vamos mostrar que aqui no RS tem rivalidade sadia, tem disputa dentro das quatro linhas, tem festa e alegria nas arquibancadas, tem convivência pacifica entre as torcidas. Vamos fazer a mudança.

Conto com vocês para darmos exemplo e fazer com que nosso jeito de torcer sirva de modelo a toda terra.
E que vença a paz.

Abraço!


Francisco Novelletto Neto
Presidente FGF