Futebol Feminino
Grêmio vence Juventude no Alfredo Jaconi e larga em vantagem na decisão do Gauchão Feminino 2025

Adão Paz Junior
16 NOV 2025 17:40

Yamila marcou o terceiro gol gremista no Jaconi | Foto: Angelo Pieretti/Grêmio

As Mosqueteiras do Grêmio venceram as Esmeraldas do Juventude por 3 a 0 na tarde deste domingo (16), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e largaram em vantagem no jogo de ida da final do Gauchão Feminino. Com o resultado, a equipe tricolor pode até perder por dois gols de diferença no confronto de volta, no próximo final de semana, na Arena do Grêmio, que garante o título da competição.

CONFIRA A TABELA

Em um duelo com jogadas rápidas pelas extremas e intensidade nas disputas de bola, o que não faltou no primeiro tempo foram chances de gol. Apesar de muitas faltas no meio-campo, as atacantes conseguiram criar perigo constante para as defensoras. Logo aos quatro minutos, Dani Silva recebeu na frente, invadiu a área e chutou forte, mas a goleira do Grêmio defendeu no chão. Aos 17, foi a vez das Mosqueteiras quase marcarem. Em contra-ataque rápido pela direita, Dani Barão tocou para Gisele, que passou pela marcação dentro da área e bateu para fora.

Aos 31, Camila Pini cobrou falta da direita, a defesa do Ju não conseguiu afastar e quase se complicou. A bola chegou a bater numa zagueira e foi em direção ao gol, mas a goleira Renata defendeu. Aos 33, Montoya cabeceou de cima para baixo na área e a goleira alviverde defendeu com os pés. Aos 45, não teve jeito de evitar o gol do Grêmio. Montoya recebeu cobrança longa de lateral, se livrou da marcação na área e tentou cruzar da direita para a esquerda. A bola foi pelo alto, fechada, e bateu no travessão. No rebote, Giovaninha emendou para a rede com o pé direito: 1 a 0.

Quando o 1 a 0 parecia o placar definitivo da primeira etapa, Camila Pini pegou a bola na meia-direita, ajeitou e bateu firme de longe. A bola foi no ângulo e surpreendeu a goleira Renata: 2 a 0, aos 47 minutos. Por pouco o Ju não diminuiu o placar um minuto depois. Em jogada rápida no meio, Dani Silva chutou da entrada da área na trave e assustou a goleira Raíssa.


No segundo tempo, o Juventude tentou correr atrás do prejuízo, mas com cuidados para não oferecer chances no contra-ataque. Aos 15 minutos, Carol Ladaga bateu cruzado da esquerda e Raíssa espalmou para escanteio. Aos 20, Rayane aproveitou escanteio da esquerda e cabeceou para fora. Aos 25, o Ju conseguiu mandar a bola na rede, mas não valeu. Dani Silva chutou de fora da área, a goleira Raíssa deu rebote e Dani Ortolan chutou para a gol, mas estava em posição de impedimento e o lance foi anulado.

Aos poucos, a equipe gremista começou a administrar melhor o resultado e assustar mais nos contra-ataques. A oportunidade mais clara ocorreu aos 40 minutos, quando Yamila chutou à queima-roupa em cima da goleira Renata. Porém, aos 50, Yamila não perdoou. Ela completou cruzamento de Maria Dias e só escorou para a rede: 3 a 0.

Com a vitória confirmada, as Mosqueteiras deixaram o Alfredo Jaconi com a vantagem de poder jogar pelo empate e até derrota por dois gols de diferença no próximo domingo (23), em Porto Alegre, para conquistar o bicampeonato gaúcho consecutivo e o sexto título em sua história.


Angelo Pieretti/Grêmio