Gauchão 2022
Gauchão 2022 começa nesta quarta-feira; confira tabela, regulamento e curiosidades

Lucas Rizzatti
26 JAN 2022 08:50

Acabou a espera. A bola volta a rolar nos gramados do Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (26). Vai começar o Gauchão 2022. A 102ª edição do campeonato promete ser uma das mais disputadas e capaz de mobilizar praticamente todas as regiões do Estado (confira acima horários, locais e transmissões dos jogos da primeira rodada).

CLIQUE E VEJA A TABELA COMPLETA

O Gauchão deste ano reúne 12 clubes, sendo que mais da metade - sete deles - já teve o privlégio de gritar "é campeão". O Internacional é o clube com mais troféus (45). Já o Grêmio sustenta a marca de atual tetracampeão. Esta edição ainda conta com o retorno do Guarany, único a vencer o Gauchão duas vezes além da dupla Gre-Nal. Também já conquistaram o estadual e agora buscam o bicampeonato: Brasil-Pel, Caxias, Juventude e Novo Hamburgo. Aimoré, São José, São Luiz, União Frederiquense e Ypiranga tentam o título inédito.

Nove cidades receberão os 72 jogos do Gauchão, que, neste ano, promete ainda mais diversidade de regiões. Os clubes se espalham pelo mapa do RS: Porto Alegre, Região Metropolitana, Noroeste, Norte, Sul, Campanha e Serra.

REGULAMENTO, PROTOCOLOS E TRANSMISSÕES

A competição terá o mesmo regulamento da última edição. Todos os 12 clubes jogam entre si em turno único. Os quatro melhores avançam para a semifinal em jogos de ida e volta, assim como na final - sem o critério do gol qualificado. Após o término da fase classificatória, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2. A previsão de término do estadual é 2 de abril.

Os torcedores precisarão seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo Decreto do Governo do RS para ingresso aos estádios, como o uso constante da máscara e o distanciamento social. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação com, no mínimo, duas doses ou dose única.

Para quem não puder viver a emoção do futebol gaúcho de perto, haverá transmissão de todas as partidas. Além dos jogos pela RBS TV, os canais Sportv, Premiere e ge.globo/rs também farão a cobertura. A partida Juventude x Internacional, na quarta-feira (26), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, será transmitida em TV aberta para todo o Estado.

Confira dados e curiosidades dos 12 clubes: