CINCO CAMPEONATOS
Futebol gaúcho apresenta calendário recheado na Semana Farroupilha; confira as competições

Lucas Rizzatti
15 SET 2021 11:00

A Semana Farroupilha, que inicia nesta segunda-feira (13), tem a tradição de abrir os festejos pelo 20 Setembro, data que recorda o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835. Neste ano, o futebol também poderá se sentir ainda mais incluído nesse momento especial de celebração. Justamente no mês em que é exaltado o orgulho gaúcho, quatro competições estaduais irão começar e mais um campeonato entra em fase decisiva, mostrando a força do futebol em todos os cantos do Rio Grande do Sul.

Confira detalhes sobre os campeonatos:


Gauchão Série A2 (veja clubes e tabela) - O cardápio de futebol gaúcho já começou com o Gauchão Série A2 - Divisão de Acesso, que está em andamento e, nesta terça-feira, tem mais um capítulo do returno da fase de grupos, um momento crucial do campeonato. Nesta fase, além de quatro equipes de cada chave avançarem para as quartas de final, duas serão rebaixadas - a pior colocada de cada grupo. Você pode assistir a todos os jogos na FGF TV.

Copa FGF (veja clubes e tabela) - Nesta edição, que começa dia 15, o torneio levará o nome de Dirceu de Castro, ex-presidente do Cruzeiro, que faleceu devido à Covid-19. Serão 18 clubes, divididos em três chaves de seis equipes, com jogos em turno e returno. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada chave e os dois melhores terceiros entre os três grupos. As fases de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. O campeão assegura vaga na Copa do Brasil 2022 e disputa a Recopa Gaúcha 2022, com o Grêmio, campeão do Gauchão 2021. Você pode assistir a todos os jogos na FGF TV.

Gauchão Sub-17 (veja os clubes) - O Estadual da categoria começa em 18 de setembro com 15 clubes divididos em três grupos com cinco equipes em cada. Os jogos serão em turno e returno, totalizando seis rodadas na fase inicial. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. As fases de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Gauchão Sub-20 (veja clubes e tabela) - Na próxima sexta-feira (17), começa o Campeonato Gaúcho Sub-20. Serão 28 clubes divididos em quatro grupos com sete equipes em cada. Os jogos serão em turno e returno. Classificam-se para as oitavas de final os quatro melhores de cada chave. As fases eliminatórias de oitavas, quartas e semifinal serão disputadas em jogo único. A final terá duas partidas, sem gol qualificado como critério de desempate.

Gauchão Feminino (veja clubes e tabela) - O campeonato começa em 18 de setembro com oito clubes divididos em dois grupos, com jogos em turno e returno, totalizando seis rodadas na fase inicial. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais, a serem disputadas em partidas de ida e volta. A decisão do terceiro lugar e a grande final serão realizadas em jogo único. O Gauchão Feminino tem uma nova identidade visual e um novo slogan: "campeãs de uma mesma paixão". Você pode assistir a todos os jogos na FGF TV.