
Diretoria prestigiou o último dia de competições no CT Hélio Dourado | Foto: Maxi Franzoi/CBF
A Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2025, realizada pelo segundo ano consecutivo no Rio Grande do Sul, foi encerrada na quinta-feira (3), com as finais do masculino Sub-13, feminino Sub-16 e feminino Sub-14. A competição, que reuniu oito clubes em cada uma das modalidades, se consolida a cada ano como uma das principais competições de base do futebol brasileiro.
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF esteve presente nas finais, disputadas no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, representada pelo presidente Luciano Hocsman, pelo secretário-geral, Mauro Rocha, pelo diretor financeiro e diretor técnico de desenvolvimento da Federação junto à CBF, Marcelo Ducati, e pela coordenadora de competições femininas, Gabriela Luizelli. A Confederação Brasileira de Futebol - CBF esteve representada pelos integrantes do Departamento de Desenvolvimento, Ricardo Mathias e Felipe Dambroz, e pelo integrante do Departamento de Competições, Amauri Nascimento.
- Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul recebeu a Liga de Desenvolvimento da CBF. Um projeto muito além da competição esportiva, que visa ajudar na formação de cidadãos, tratando de questões importantes, como o combate ao racismo. A FGF entende sua função de apoio à transformação social que o futebol pode propiciar na vida dos jovens - destacou Marcelo Ducati.
O Gerente de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Ricardo Leão, comentou o sucesso da competição:
- A Liga de Desenvolvimento CBF Transforma atingiu marcos significativos com as inovações implementadas em seu formato de competição, garantindo maior igualdade de participação, integrando palestras educativas e culminando em uma grande festa de encerramento. Estamos muito felizes pelos resultados alcançados e pelo impacto da competição. Nossos sinceros agradecimentos à FGF pela parceria e apoio ao projeto. Juntos, elevamos o evento a novos patamares!
COMBATE AO RACISMO
Esta edição da Liga de Desenvolvimento contou com uma série de palestras educativas visando fomentar a conscientização dos atletas e comissões técnicas das 24 equipes participantes na competição, sobre a importância do combate ao racismo. As atividades foram realizadas no auditório da FGF, em parceria com a CBF, Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e Ministério Público do Trabalho.
O secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, ressaltou o apoio da instituição à iniciativa:
- Combater o racismo é um dever de todos. Estamos honrados em sediar um evento que alia competição esportiva à construção de uma sociedade melhor e mais justa, compartilhando práticas como o Protocolo Zero, que desenvolvemos em conjunto com a Odabá.
PALMEIRAS, FERROVIÁRIA E SÃO PAULO SÃO OS CAMPEÕES
Dentro de campo, no masculino Sub-13, o Palmeiras venceu o Flamengo por 1 a 0 e sagrou-se bicampeão. Já no Feminino Sub-16, as meninas da Ferroviária venceram o Corinthians por 1 a 0 e conquistaram o tricampeonato. Por fim, no Feminino Sub-14 , o São Paulo bateu a Ferroviária nos pênaltis por 6 a 5 , após empate de 1 a 1 no tempo normal, ficando com a taça pelo segundo ano consecutivo.