FGF sedia II Simpósio de Ciências do Futebol e estudará incidência de lesões no futebol gaúcho

15 JAN 2018 17:00

Iniciou na sexta-feira (12/01), com grande presença de público, o II Simpósio de Ciências do Futebol Team Physician FIMS. O evento reúne mais de 40 palestrantes que estão debatendo os rumos dos tratamentos médicos do futebol, a partir da prevalência e incidência de lesões. Participaram do encontro médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas, além de estudantes da área da saúde. O evento é uma realização do Instituto de Medicina Esportiva do Hospital Mãe de Deus, FIMS – International Federation of Sports Medicine e Federação Gaúcha de Futebol, com apoio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Exercício e do Esporte (Sogamede), Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE/RS) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A abertura contou com a participação de Fernando Solera representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Kawazoe Lazzoli (FIMS – International Federation of Sports Medicine), Marcelo Bichels Leitão (SBMEE – Sociedade Brasileira Medicina Esporte) e Luciano Hocsman, vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, além dos organizadores Felix Drummond (Instituto de Medicina Esportiva do Hospital Mãe de Deus/CBF/CONMEBOL/FIFA) e Ivan Pacheco (Federação Gaúcha de Futebol/SBMEE/ABCD).


Luciano Hocsmann, 1º Vice-Presidente da FGF, participou da mesa de abertura do Simpósio

Felix Drummond, Diretor Médico do IME e o Ivan Pacheco, Diretor Médico da FGF, explicam que, não só o evento gerador de discussão e conhecimento, a iniciativa visa o desenvolvimento de estudo sobre prevalência e incidência de lesões no futebol gaúcho, com a participação dos profissionais de saúde dos 12 Clubes participantes do Gauchão 2018. A apresentação dos resultados do Estudo em forma de publicação científica será no 35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte FIMS em setembro. Após, os resultados do Estudo serão enviados ao Congresso FIFA de Medicina do Futebol, em Barcelona, no ano de 2019.

Entre os assuntos debatidos no primeiro dia do encontro, estavam o controle de doping no futebol no Brasil, o uso de substâncias proibidas, detecção de hormônio do crescimento e a utilização de suplementos nutricionais. No sábado o foco foi para as lesões (prevenção, avaliação e testes funcionais, tendinopatias, lesões musculares, pubalgia, lesões no joelho e concussão), tendo ainda um workshop sobre nutrição e suplementação e um colóquio sobre fisioterapia e retreinamento.

 

O Simpósio terá uma segunda etapa realizada nos dias 09 e 10 de março, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. Também acontecerão workshops nas regiões Sul (Pelotas), em 27/01/18 e Serra (Caxias do Sul), em 24/02/18. Nestes workshops, os profissionais da região poderão debater com médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas, da FGF, Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE/RS e do Instituto de Medicina do Esporte.