Trabalho em conjunto
FGF e Secretaria da Segurança alinham planejamento para a retomada do Gauchão

Pedro Trindade
15 JUL 2020 19:38

Crédito: Juliana Bianchessi / GVG

A diretoria da Federação Gaúcha de Futebol participou de uma videoconferência com integrantes da Secretaria da Segurança Pública na tarde desta quarta-feira (15). O encontro virtual teve como objetivo o alinhamento de ações para a retomada do Gauchão Ipiranga 2020, prevista para a próxima semana.

Na reunião remota de hoje, a FGF apresentou à pasta uma proposta de protocolo para assegurar o cumprimento do distanciamento social e evitar a aglomeração de torcedores em torno dos estádios que receberão as partidas da competição. O plano prevê a delimitação de um perímetro entre 300 e 500 metros, para restringir a circulação de pessoas que não estejam diretamente envolvidas na realização dos jogos.

Governo do Estado dá aval a protocolo e autoriza retomada do Gauchão
FGF adota modelo pré-definido de troféu para vencedores do Gauchão

Haverá, ainda, a veiculação de uma campanha publicitária com a participação de jogadores dos 12 clubes que disputam a competição, com o intuito de reforçar para os torcedores que os confrontos serão realizados com portões fechados e que não deve haver deslocamentos para os estádios. A peça está em fase final de produção e será divulgada nos próximos dias.

Além da FGF e da SSP, o trabalho dos órgãos de fiscalização municipal e do Juizado do Torcedor, por meio do MP-RS e do TJ-RS, também serão agregados ao planejamento operacional. O presidente Luciano Hocsman aproveitou o compromisso para agradecer a disponibilidade de diálogo com representantes do governo e ressaltar a importância do trabalho em conjunto com o poder público.

"Quero registrar que o governo do Estado está de parabéns pelo trabalho corajoso que tem sido feito no controle de toda essa situação. É fundamental contarmos com a experiência dos órgãos da Segurança para termos as orientações corretas e podermos assegurar a tranquilidade nessa retomada", destacou.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, reafirmou a confiança no trabalho da FGF. Ranolfo participou de outras duas reuniões com o presidente Luciano, no Palácio Piratini, quando a viabilidade de conclusão do campeonato estadual ainda era debatida.

"Acompanhei o empenho da FGF em conciliar as posições dos times e providenciar todas as medidas para a proteção da saúde dos atletas e funcionários dos clubes. Então, não tenho dúvida de que a Federação agirá com toda responsabilidade para que tenhamos os meios necessários à garantia da proteção de todos". avaliou.

Estiveram presentes na conferência em vídeo, além do presidente e do titular da pasta, o diretor de Marketing e Operações, Mauricio Andrade, o gerente de competições, Mauro Rocha e o diretor jurídico, Carlos Schneider. Por parte da SSP, participaram o delegado Leonel Carivali e a delegada Flávia Colossi Frey.

* Com informações da Ascom da Secretaria da Segurança Pública