
Presidente da FGF, Luciano Hocsman, recebe ofício enviado pela Prefeitura à CBF | Foto: Gustavo Garbino/PMPA
A diretoria da Federação Gaúcha de Futebol - FGF visitou, na tarde da última quinta-feira (17), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminina 2027, Débora Rios Garcia, para formalizar a disposição da Capital gaúcha ser uma das sedes brasileiras do Mundial de Clubes da FIFA 2029. Na ocasião, o ofício entregue à Confederação Brasileira de Futebol - CBF foi repassado ao presidente da FGF, Luciano Hocsman. O secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, também participou da reunião.
O Brasil se colocou, ainda durante a realização da primeira edição do torneio, nos Estados Unidos, à disposição da FIFA para ser a próxima sede do Mundial de Clubes.
As recentes experiências como subsede da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América de 2019, além de ser oficializada como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 e possuir estádios de alto padrão como Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio, enfatizam a vocação de Porto Alegre como sede de grandes eventos.
- Porto Alegre é uma cidade pronta para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de Clubes. Caso o Brasil seja o país sede, será uma alegria receber novamente torcedores de todo o mundo na nossa Capital, o que vai impulsionar comércio, hotelaria e serviços - enfatizou o prefeito Sebastião Melo.
- Demos mais um passo importante para o futuro do futebol em Porto Alegre. A Capital tem estrutura, tem paixão e tem experiência. Estamos prontos para mais esse desafio e determinados a colocar nossa cidade, mais uma vez, no centro do futebol mundial - destacou Débora.
Em 2029, o Mundial de Clubes da FIFA chega a segunda edição. Os quatro clubes brasileiros alcançaram as fases de mata-mata e ficaram em evidência na competição. O brasileiro mais longevo no torneio foi o Fluminense, derrotado na semifinal pelo Chelsea, posteriormente campeão após vencer o PSG.
Com informações do site da Prefeitura