Federação prestará homenagem a Ibsen Pinheiro na Copa FGF 2020

Pedro Trindade
03 FEV 2020 14:29

Crédito: Divulgação / Internacional

 A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu, após reuniões realizadas nos últimos dias, o nome da competição do segundo semestre de 2020. Em sua 16ª edição, a tradicional Copa FGF receberá o nome de Ibsen Pinheiro, falecido no mês passado aos 84 anos.

“Um cidadão ímpar, um nome marcante no esporte do Rio Grande do Sul, especialmente no futebol. Quando soubemos da sua passagem, nos reunimos para definir a homenagem a esse grande desportista”, conta o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

Credenciais não faltam para o homenageado. Ex-dirigente do Inter, Ibsen teve atuação no clube desde a década de 1960. O jornalista, advogado e ex-deputado ocupou a cadeira de vice-presidente de futebol por diversas vezes ao longo dos anos. Em 2013, foi presidente do Conselho Deliberativo. Mais recentemente, em 2016, foi convocado e assumiu a função de diretor de futebol do Colorado.

Márcio Pinheiro, um dos dois filhos de Ibsen, endossa que o futebol sempre foi muito presente na vida do pai. E que ele, inclusive, chegou a se arriscar pelos gramados.

“Uma paixão platônica. Lateral direito sem brilho, ele foi ter melhor sorte fora das quatro linhas. Aí se destacou como cartola, no melhor sentido da palavra, ajudando o Internacional a quebrar uma hegemonia gremista de quase uma década e sendo decisivo na formação do grande time colorado da década de 70. Conselheiro vitalício, foi até o fim uma figura atuante na vida colorada”, relembrou.

A Copa FGF presta homenagem a personalidades e nomes importantes do futebol do Rio Grande do Sul desde 2007. O primeiro escolhido foi Paulo Rogério Amoretty, ex-presidente colorado. Em 2019, foi disputada a Copa Seu Verardi, em alusão ao ex-superintendente do Grêmio Antônio Carlos Verardi.