Futebol Feminino
Dupla Gre-Nal e Juventude representam o Rio Grande do Sul no Brasileirão Feminino Série A1 2026

Adão Paz Junior
11 FEV 2026 18:30


Assim como no campeonato masculino, o Brasileirão Feminino 2026 também começa mais cedo em relação aos últimos anos. Com calendário ampliado, maior incentivo financeiro e 18 clubes na Série A1, a competição inicia nesta quinta-feira (12) e vai até outubro. O Rio Grande do Sul será representado pela dupla Gre-Nal e o Juventude. Já o Brasil-FAR vai disputar o Brasileirão Feminino A3, a partir de março.

As Esmeraldas do Ju estreiam contra o Botafogo no sábado (14), às 16h, no Engenhão. Na segunda-feira (16), as Mosqueteiras do Grêmio encaram o Santos, às 19h, na Vila Belmiro, enquanto as Gurias do Inter recebem o São Paulo, às 20h, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.


A principal novidade desta edição é o aumento no número de times. No ano passado eram 16, e agora são 18, o que amplia a tabela para 167 partidas, 33 a mais em relação à temporada passada. Além disso, todos os clubes participantes garantem vaga na Copa do Brasil Feminina, de abril a novembro. Já o Gauchão Feminino 2026 será disputado de agosto a dezembro e terá algumas rodadas paralelas às competições nacionais, assim como está ocorrendo com o futebol masculino.

ATUAIS BICAMPEÃS GAÚCHAS


Meia Leidiane reforça o Grêmio no Brasileirão Feminino Foto: Caroline Martins/Grêmio


Campeãs das últimas duas edições do Gauchão Feminino, as Gurias Gremistas entram no Brasileirão com o objetivo de mostrar a força do futebol gaúcho. Entre as novidades no grupo de atletas, está a meia Leidiane, ex-Flamengo. O clube também trouxe reforços do Paraguai, do Equador e do Peru: a goleira Lucilene (Cerro Porteño), a zagueira Mayerli Rodríguez (Independiente del Valle) e a volante Rafa Marques (Alianza Lima).

ATUAIS VICE-CAMPEÃS GAÚCHAS



Lateral Limpia Fretes reforça o Ju no Brasileirão Feminino Foto: Leonardo Bidese/Juventude


Finalistas do Gauchão Feminino 2025, as Gurias Jaconeras encaram o segundo ano consecutivo na elite do futebol brasileiro. Sem a goleadora Dani Ortolan, que foi para o América-MG, a equipe caxiense contratou quase um time inteiro. A principal destaque é a lateral-direita Limpia Fretes, que fez grande campanha no ano passado com a camisa do Cruzeiro-MG.

MAIORES CAMPEÃS DO ESTADO


Goleira Gabi Barbieri reforça o Inter no Brasileirão Feminino Foto: Lara Vantzen/Inter


Apesar dos dois anos sem títulos, as Gurias Coloradas são recordistas de taças no Rio Grande do Sul. No total, a equipe do Inter foi campeã gaúcha 12 vezes, seis à frente do Grêmio. Agora, o objetivo é fazer história também em nível nacional e buscar o título inédito. Entre as novidades no elenco, trouxe de volta a goleira Gabi Barbieri, que estava no Flamengo. A saída mais lamentada foi a da atacante Belén Aquino, contratada pelo Corinthians.

CONFIRAS OS PRIMEIROS JOGOS

1ª Rodada do Brasileirão Feminino

14/02 - Sábado

16h: Botafogo x Juventude

16/02 - Segunda-feira

19h: Santos x Grêmio

20h: Inter x São Paulo

2ª Rodada do Brasileirão Feminino

20/02 - Sexta-feira

19h: Grêmio x Palmeiras

21/02 - Sábado

15h: América-MG x Inter

22/02 - Domingo

15h: Juventude x Atlético-MG

3ª Rodada do Brasileirão Feminino

14/03 - Sábado

15h: Inter x Bragantino

15h: América-MG x Juventude

18h: Grêmio x Fluminense