
Xavante e Lobo decidirão a classificação às semifinais na última rodada | Foto: Heitor Araújo/EC Pelotas
O tradicional Clássico Bra-Pel, disputado na tarde deste domingo (02) no Estádio Bento Freitas, terminou com um empate eletrizante em 1 a 1. O Xavante abriu o placar, mas o Lobo demonstrou resiliência e, mesmo em inferioridade numérica após um jogador expulso, conseguiu arrancar a igualdade no início do segundo tempo. Com o resultado, a definição dos classificados para as semifinais da Copa FGF 2025 fica para a última rodada: o Pelotas mantém a liderança da tabela, somando 13 pontos, seguido de perto pelo vice-líder Brasil-Pel, com 12 pontos.
O duelo, que valia a possibilidade de se aproximar da classificação antecipada às semifinais para as duas equipes, começou elétrico no Bento Freitas. Após um início faltoso e de poucas oportunidades, o Xavante controlou as primeiras chances concretas de gol, aproveitando-se do posicionamento do centroavante Patrikão. No entanto, aos 17 minutos, o Lobo quase abriu o placar: após cobrança de falta, Darlan se antecipou à marcação, testou firme e acertou o travessão. Em nova cobrança de falta, desta vez do Xavante, saiu o primeiro gol da partida: Murilo Cavalcante aproveitou o rebote da jogada de bola-parada e deixou o Xavante em vantagem ao final do primeiro tempo, aos 47 minutos. O placar indigesto ao Lobo ao final da etapa inicial ainda ficaria pior: Lucas Hulk foi expulso após receber o segundo cartão amarelo no último lance do primeiro tempo.
Mesmo com um jogador a menos, o Pelotas chegou ao empate no início do segundo tempo. Aos seis minutos, após cobrança de falta de Victor Lima, Jean Roberto se antecipou à marcação e deixou tudo igual: 1 a 1. O confronto, ao longo da etapa final, se manteve na perspectiva esperada após a expulsão de Lucas Hulk: Xavante com o controle das ações e o Lobo arriscando em escapadas de contra-ataque. As duas equipes ainda acumularam oportunidades de gol até o apito final.
Com o resultado, ambas equipes ainda não garantiram suas classificações antecipadas às semifinais: em caso de vitória, o Xavante poderia alcançar os 14 pontos e jogaria por um empate na última rodada para se classificar, enquanto o Lobo, por sua vez, chegaria aos 15 pontos e garantiria a vaga nas semifinais. Após o empate, a indefinição das duas melhores campanhas permanece para a última rodada.
O Brasil-Pel irá visitar o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos, no próximo domingo (09), às 15h. Em caso de derrota, o Xavante será ultrapassado pelo Tivo e também pode ser ultrapassado pelo Gaúcho, que enfrenta o Juventude. Em caso de empate, a vaga será definida no critério de desempate. Caso o Xavante conquiste a vitória, a classificação está garantida.
O Pelotas recebe, também no domingo (09), em horário simultâneo, o último colocado São Gabriel. Em caso de vitória, o Lobo se classifica com a melhor campanha. Em caso de empate ou derrota, paralelo aos demais resultados, a definição pode ser definida no critério de desempate.



