Finalistas definidos
Brasil-Pel e Aimoré vencem nos pênaltis e vão decidir o título da Copa FGF 2025 - Professor Ruy Carlos Ostermann

Luiz Breves
23 NOV 2025 18:30

Patrikão e Tiepo celebram a classificação do Xavante à final: Foto: Gabriel Costa/GE Brasil


A grande final está definida
. Brasil-Pel e Aimoré garantiram uma vaga na decisão da Copa FGF 2025 após a disputa dos jogos de volta das semifinais, na tarde deste domingo (23). O Xavante empatou em 0 a 0 com o Gaúcho na Arena Be8. Como o primeiro confronto também havia terminado empatado em 1 a 1, a classificação foi definida nas cobranças de pênaltis. Após inaugurar a série em vantagem de 1 a 0, a equipe do Gaúcho desperdiçou três pênaltis consecutivos e garantiu a classificação do Brasil-Pel à final com um placar de 3 a 2 nas penalidades.


O Índio Capilé também precisou superar o Pelotas nas penalidades máximas na Boca do Lobo, após reverter a desvantagem do confronto e vencer a partida de volta por 1 a 0. O goleiro Enzo, destaque da equipe de São Leopoldo no tempo normal, defendeu uma cobrança e assistiu Victor Lima acertar a trave para selar a classificação do Aimoré.


O primeiro jogo será na quinta-feira (27), às 19h, no Estádio Cristo Rei. A grande final está marcada para o domingo (30), às 15h, no Estádio Bento Freitas. Vale lembrar que o campeão da Copa FGF - Professor Ruy Carlos Ostermann vai disputar o título da Recopa Gaúcha 2026 e garante uma vaga no Brasileirão Série D 2026


PELOTAS (3) 0 x 1 (4) AIMORÉ

Mesmo com a desvantagem inicial no confronto, o Índio Capilé foi superior nos minutos iniciais na Boca do Lobo e logo foi recompensado. Aos oito minutos, após cobrança de falta, Tiago Pedra aproveitou desvio e testou firme para recolocar o Aimoré no confronto. Em busca de retomar o controle da partida, o Lobo avançou para o ataque e exigiu intervenções do goleiro Enzo ao longo do primeiro tempo. Na segunda etapa, Vidmar quase ampliou o placar aos 23 minutos, em cobrança de falta. Em tarde de destaque, Enzo impediu o gol de Jean Roberto aos 36 minutos, em avanço cara a cara do atacante. Aos 47, nos acréscimos, mais uma defesa à queima-roupa de Enzo, para garantir a disputa de pênaltis.


Nas cobranças, o Aimoré manteve 100% de aproveitamento com Ariel, Mauri, Cris Magno e Vidmar. O Lobo acertou com Gustavo Ermel, Jean Roberto e Vinicius Kiss. Enzo defendeu o pênalti de Douglas e viu, na quarta cobrança do Pelotas, Victor Lima acertar a trave. Com a classificação, o Índio Capilé enfrentará o Brasil-Pel na grande final.



Após reverter a desvantagem do confronto, o Índio Capilé se classificou nos pênaltis | Foto: Aline Klug


GAÚCHO (2) 0 x 0 (3) BRASIL-PEL

Os torcedores presentes na Arena Be8 presenciaram um confronto equilibrado e com poucas chances concretas de gol. Na primeira etapa, a melhor oportunidade foi do Xavante, aos 33 minutos, quando a bola acertou a trave. No segundo tempo, aos oito minutos, Tiepo fez a defesa e evitou o gol do Alviverde. Já nos minutos finais, aos 42, Wesley Santos fez jogada individual e quase inaugurou o placar para o Brasil-Pel. A igualdade na somatória dos resultados levou as equipes para a disputa de pênalti.


O Xavante iniciou as cobranças em desvantagem, após pênalti desperdiçado por Márcio Jonatan. Após duas cobranças convertidas consecutivamente, a vantagem era do Periquito. No entanto, Luiz Fernando, Wesley Santos e Silvano mantiveram o Brasil-Pel vivo na disputa. Lucas Serravalle e Ghiven erraram uma cobrança para cada equipe, enquanto Tiepo defendeu a cobrança de Camargo. Na sequência, Patrikão colocou o Xavante em vantagem pela primeira vez na disputa. Na última cobrança, Dimitry errou o alvo e sacramentou a classificação do Brasil-Pel. Com a vaga garantida na final, o Xavante enfrentará o Aimoré.