Top 3
FGF reassume terceira colocação no Ranking de Federações da CBF

Christiane Matos
02 MAR 2021 15:11

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF divulgou na segunda-feira (1) o Ranking de Federações, que classifica as entidades estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes. A Federação Gaúcha de Futebol – FGF reassumiu a terceira posição, com 45.127 pontos, atrás apenas da Federação Paulista de Futebol (84.516) e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (50.134).

– Ficamos satisfeitos em saber que estamos entre as 3 maiores federações, o que demonstra a força do futebol gaúcho. Este primeiro ano de mandato foi extremamente desafiador, em razão de todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia do Coronavírus. Mesmo assim, conseguimos superar as adversidades e nossos clubes obtiveram destaque - destaca o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

No Ranking Nacional de Clubes, que estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais, o Grêmio é o 3º colocado, com 15.180 pontos. Flamengo (16.768) e Palmeiras (16.110) são os dois primeiros no ranking. O Internacional está entre os clubes que mais subiram. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da 9ª para a 4ª posição, com 13.310 pontos. Já o Juventude, que conquistou o acesso à Série A do Brasileirão, é o terceiro clube gaúcho melhor classificado, na 27ª posição, com 5.725.

No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições de Grêmio e Palmeiras e de suas respectivas federações, entretanto, não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos.

Confira o ranking completo de clubes: