Notícia - Todas
20/11/2017 - 15:00

Noite de homenagens a nomes da história do futebol gaúcho

Cerimônia deu início às celebrações do centenário da FGF

Na última sexta-feira, 17, a Federação Gaúcha de Futebol deu início à programação do seu centenário com uma série de homenagens em cerimônia realizada na sede da entidade após o Congresso Técnico do Gauchão Ipiranga 2018 e lançando oficialmente a logomarca dos seus 100 anos a ser celebrado em 18 de maio de 2018.
 
Contando com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, do prefeito em exercício, Gustavo Paim, além do promotor de Justiça Márcio Bressani, responsável pela Promotoria do Torcedor, o presidente da FGF, Francisco Novelletto Neto, acompanhado dos vice-presidentes Luciano Hocsman e Nilo Job, foram inauguradas a galeria dos presidentes da Federação, o painel em homenagem aos árbitros gaúchos que atuaram em Copas do Mundo e a calçada da fama na rampa de acesso ao edifício da FGF. 
 

Em seu discurso, o presidente Francisco Novelletto lembrou a história da entidade. "Nada mais justo do que homenagearmos as pessoas que nos auxiliaram a construir esta história. São 100 anos de união e dedicação em prol do nosso futebol. Tenho certeza de que, cada um que passou por aqui, colaborou para chegarmos nesse dia", afirmou.
 
 
A primeira inauguração foi da galeria com os 23 presidentes da Federação Gaúcha de Futebol, no andar térreo do edifício, em quadro com gravuras pintadas dos retratos dos dirigentes que presidiram a entidade ao longo dos 100 anos. 
 
 
Logo após, também foi apresentado o espaço especial em homenagem a Carlos Simon, Renato Marsiglia e Altermir Hausmann, os árbitros gaúchos que já participaram de uma Copa do Mundo. além de um painel com a imagem dos profissionais, estão expostas em redomas os uniformes e instrumentos de uso dos árbitros de campo e assistente.
 
 
O último momento da noite foi a inauguração da Calçada da Fama do Futebol Gaúcho, na qual 55 atletas, ex-atletas, treinadores e dirigentes foram homenageados. O espaço fica localizado na rampa de acesso ao edifício da FGF e estavam na inauguração grande parte dos homenageados, seus familiares e amigos e representantes do clubes responsáveis pela indicação dos nomes. 
 
O encerramento do evento teve um show de fogos de artifício.

Fotos:  Karine Viana/Palácio Piratini e Canal Futebol Gaúcho

Fone: (51) 3214-6000