Gauchão Ipiranga 2023
Técnicos de Grêmio e Caxias participam do Pré-Jogo dos Finalistas do Gauchão Ipiranga 2023

Leonardo Fister
07 ABR 2023 15:14

Thiago Carvalho (esq.) e Renato Portaluppi (dir.) falaram sobre a decisão deste sábado | Crédito: Fernando Alves / FGF

No início da tarde desta sexta-feira (07), os técnicos Renato Portaluppi, do Grêmio, e Thiago Carvalho, do Caxias, participaram do Pré-Jogo dos Finalistas do Gauchão Ipiranga 2023, no auditório da Arena do Grêmio. Durante o evento promovido pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF, os treinadores comentaram sobre as expectativas para a decisão.


O treinador gremista, que disputa a sua quinta decisão estadual pelo clube, falou sobre a motivação para buscar mais uma conquista e da importância do apoio do torcedor. 


- Título é título. Você tem que correr atrás. Estou feliz por estar em mais uma final e tanto Grêmio quanto Caxias querem vencer. Acho que ter o torcedor do nosso lado é uma vantagem, mas isso não significa que o Grêmio é favorito. Será um jogo difícil e complicado. Mas eu espero que a torcida apoie, jogue junto em todos os momentos do jogo - destacou Renato.


Já Thiago, que chega a sua primeira decisão de Gauchão, comentou sobre a confiança da equipe Grená e pediu ao torcedor da Serra para acreditar no título.


- Trabalhamos a parte mental desde a pré-temporada para os jogadores lidarem bem com a situações de jogo. Acredito que estamos preparados para enfrentar essa decisão. Peço que o torcedor continue desejando e acreditando no título. É o que a gente quer desde o início. Queremos entrar para história. Falta um jogo. Vamos todos dar o máximo para buscar esta conquista - afirmou Thiago.


Grêmio e Caxias se enfrentam neste sábado (08), às 16h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo jogo de volta da final do Gauchão Ipiranga 2023. Com o empate por 1 a 1 no jogo de ida, as duas equipes jogam por uma vitória simples nos 90 minutos para ficar com a taça. Em caso de nova igualdade, a decisão do título será nos pênaltis


Assista à íntegra do Pré-Jogo dos Finalistas Gauchão Ipiranga 2023:




LEIA COMO FOI O JOGO DE IDA


Como chegam as equipes


Dono do melhor ataque e da melhor defesa da competição, o Grêmio venceu dez jogos, empatou três e perdeu apenas um. Em 14 partidas, foram 26 gols marcados e nove sofridos. O artilheiro gremista é o atacante Luis Suárez com seis gols. Já o Caxias está invicto há 12 jogos. A única derrota foi justamente para o Grêmio na primeira rodada da fase classificatória. Depois disso, o time da Serra venceu cinco jogos e empatou sete. Foram 21 gols marcados e 13 sofridos. O artilheiro da equipe é o atacante Eron com quatro gols


O Tricolor, que venceu as últimas cinco finais, vai atrás da 42ª taça, a sexta consecutiva. Já o time Grená chega à sua segunda decisão em quatro anos e busca o segundo título do Estadual da sua história (a equipe da Serra foi campeã em 2000).



Atrações antes da bola rolar


Antes da partida, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF irá promover shows artísticos que unirão a tradição gaúcha e o pop-rock do Rio Grande do Sul. Homenageando as raízes gaúchas, a primeira atração para a final será a apresentação de chula com Calgaro e Teixeirinha, ao som dos trovadores Tetê Carvalho e José Estivalet. Em seguida, os cantores e compositores Serginho Moah e Vitor Kley cantarão seus maiores sucessos para os torcedores presentes. Tem ainda a participação especial do acordeonista Diego Dias.


Fernando Alves / FGF