Rubro bicampeão!
São Luiz é bicampeão da Copa FGF - Troféu Rei Pelé

Angelo Pieretti
15 OUT 2023 18:05

Pelo segundo ano seguido, o São Luiz conquistou o título da Copa FGF - Troféu Rei Pelé. O bicampeonato veio após a derrota no jogo de volta da final contra o São José por 2 a 1, no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre. Pelo jogo de ida, o Rubro havia vencido o São José por 2 a 0, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Na soma dos placares, melhor para o São Luiz. Os gols da partida foram marcados por Fredson e Thiago Santos para o Zeca, enquanto Gabriel Terra marcou para o São Luiz. Além do título da competição, o São Luiz garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2024 e também a disputa da Recopa Gaúcha, contra o Grêmio, atual campeão do Gauchão.


Com dois jogadores a menos durante boa parte do segundo tempo, o Rubro contou com o goleiro Raul para levantar o troféu. Também na temporada passada, o São Luiz conquistou o título fora de casa. Na ocasião, a conquista veio contra o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. 


RELEMBRE COMO FOI O JOGO DE IDA DA FINAL


O jogo:


Precisando buscar o revés sofrido no jogo de ida, o São José tentou pressionar nos primeiros segundos de partida, mas encontrou a defesa do São Luiz ligada. O jogo começou aberto e as duas equipes em busca do gol. O Rubro se fez mais presente no campo de ataque e tentou a primeira finalização. De fora da área, aos quatro minutos, Wesley Gaúcho chutou no centro do gol para defesa de Fábio Rampi. A resposta do Zeca veio na sequência. Aos seis, Thayllon chutou à queima-roupa e Raul defendeu. Aos poucos, o São José passou a ter mais o controle da posse de bola e foi recompensado aos 17. Na cobrança do lateral para área, Thiago Santos desviou e Fredson completou para o fundo da rede: 1 a 0. Depois do gol sofrido, o São Luiz buscou atacar mais. Aos 30 minutos, depois da cobrança de falta, Gabriel Terra aproveitou o rebote da defesa e chutou de perna esquerda, no canto do gol, para empatar a partida: 1 a 1. Na reta final da primeira etapa, Diogo Sodré driblou o zagueiro e saiu cara a cara com Fábio Rampi. Na finalização, o camisa 8 do Rubro pegou mal na bola e mandou para linha de fundo.


Logo na abertura da segunda etapa, Wesley, do São Luiz, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, o São José pressionou de imediato, mas o Rubro contou com Raul para segurar o empate. Aos 12, mais uma expulsão no lado do São Luiz. Dessa vez, Christianno deixou o campo mais cedo, também pelo segundo amarelo. Com dois a mais, o técnico Thiago Gomes, do São José, mexeu no time e deixou o Zeca ainda mais ofensivo. Com o Rubro postado defensivamente à frente da meta, o São José encontrou dificuldades para criar chances claras de gols. Aos 27 minutos, a troca de passes encaixou. Bruno Jesus tocou para Thayllon, que dominou e chutou rasteiro para difícil defesa de Raul. Aos 32, nova defesa de Raul. No lance seguinte, Thiago Santos recebeu dentro da pequena área e recolocou o São José à frente do placar: 2 a 1. Nos minutos finais, o Zeca pressionou em busca do terceiro gol, mas o goleiro Raul fez defesas importantes para confirmar o bicampeonato do São Luiz.


Confira a final em imagens:

Maicon Jacondino/FGF