Campeões de 2023
Relembre os títulos da Recopa, Gauchão, Série A2, Série B e Copa FGF em 2023

Angelo Pieretti
12 DEZ 2023 13:36

Com o apito final da temporada do futebol gaúcho, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF se despede de 2023 relembrando os campeões das cinco competições profissionais. O Grêmio triunfou com os títulos da Recopa e do Gauchão. O Gauchão Série A2 foi conquistado pelo Santa Cruz. No Gauchão Série B quem triunfou foi o Cruzeiro. Por fim, a Copa FGF, que homenageou a memória do Rei Pelé, foi erguida pelo São Luiz, pelo segundo ano seguido.


Ainda nos gramados gaúchos, Guarany e Futebol Com Vida comemoram os acessos conquistados em suas respectivas competições. O Alvirrubro irá disputar o Gauchão 2024. Já o Futebol Com Vida jogará o Gauchão Série A2 da próxima temporada.


Confira como foram as competições:


RECOPA GAÚCHA

A partida de abertura da temporada do futebol gaúcho contou com a presença de um astro global e com quatro Copas do Mundo. Luis Suárez foi fundamental para conquista da Recopa Gaúcha pelo Grêmio. O uruguaio marcou três vezes diante do São Luiz, e com mais um gol de Bitello, o Tricolor triunfou por 4 a 1 e ergueu seu quarto título da Recopa. 


GAUCHÃO IPIRANGA

O Grêmio manteve a hegemonia no Estado pelo sexto ano seguido. O hexa começou a ser construído com uma vitória de virada contra o Caxias, no Estádio Centenário. Ao longo da fase classificatória, a equipe gremista se manteve invicta. Em 11 jogos, foram nove vitórias e dois empates. Nas semifinais, contra o Ypiranga, o Tricolor venceu por 5 a 4 na disputa de pênaltis. Na final, Grêmio e Caxias voltaram a se enfrentar. Desta vez, empate em 1 a 1 no jogo de ida. No segundo duelo, Luis Suárez foi decisivo mais uma vez. Cobrando pênalti, o uruguaio fez o gol que garantiu o 42º título do Grêmio no Gauchão.


12 equipes disputaram o Gauchão Ipiranga. Durante a competição, a rede balançou 158 vezes em 72 jogos. Uma média de 2,19 gols por partida.


GAUCHÃO SÉRIE A2 - ESPORTES DA SORTE

Na busca para retornar à elite do futebol gaúcho, Santa Cruz e Guarany dividiram o Grupo B na fase classificatória. Dois pontos separaram o Galo, primeiro colocado com 26, do Alvirrubro, segundo com 24. Nas quartas de final, o Santa Cruz superou o Passo Fundo, enquanto o Guarany passou pelo União-FW. O acesso à elite veio após os jogos das semifinais. O Alvirrubro superou o Monsoon e assegurou um lugar no Gauchão 2024. O Santa Cruz, por sua vez, conquistou o acesso após triunfar diante do Lajeadense. Finalistas e com o acesso garantido, as equipes voltaram a se enfrentar na final. No Estrela D'alva, em Bagé, o placar ficou zerado. Já nos Plátanos, em Santa Cruz, um novo empate, desta vez por 1 a 1, levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Santa Cruz venceu por 5 a 4 e garantiu o título.


Em 126 duelos disputados, a rede balançou 235 vezes. Média de 1,8 gol por jogo.


GAUCHÃO SÉRIE B

Quatro pontos separaram o Cruzeiro, primeiro colocado com 16, e Futebol com Vida, segundo com 12, no Grupo B da fase classificatória do Gauchão Série B. Nas quartas de final, o Futebol com Vida superou o Riograndense, enquanto o Cruzeiro passou pelo São Paulo. Nas semifinais, o Estrelado venceu os dois jogos contra o Gramadense, garantindo o acesso ao Gauchão Série A2 2024 e a vaga na final. Já o Futebol com Vida eliminou o Igrejinha, conquistando o acesso no seu primeiro ano disputando competições profissionais e a classificação à final. Na decisão, o Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e ficou no empate em 1 a 1 na segunda partida. Resultado que garantiu o troféu ao Estrelado. 


Com 62 jogos disputados, os torcedores comemoraram gols em 155 oportunidades. Média de 2,5 gols por jogo.


COPA FGF - TROFÉU REI PELÉ

Homenageando o Rei do Futebol, a edição deste ano da Copa FGF levou o nome "Troféu Rei Pelé". Além disso, a taça também foi pensada em sua memória, com detalhes que celebram a carreira de Edson Arantes do Nascimento. Dentro de campo, o São Luiz repetiu a dose da última temporada e foi o campeão pelo segundo ano consecutivo. O Rubro liderou o Grupo B com 16 pontos. Nas quartas, o São Luiz bateu o Pelotas e confirmou a classificação às semifinais. A vaga na final foi conquistada diante do Novo Hamburgo. Na decisão contra o São José, o primeiro jogo terminou com a vitória do São Luiz por 2 a 0. No duelo de volta, o Zeca venceu por 2 a 1. Mas no placar agregado, o Rubro levou a melhor por 3 a 2 e faturou o segundo título consecutivo da Copa FGF.


Honrando o nome do Pelé, os jogadores não decepcionaram e marcaram 181 gols em 66 partidas. Possibilitando a Copa FGF ter média de 2,7 gols por partida, a maior entre as competições masculinas.