Arbitragem gaúcha
Pré-Temporada da arbitragem tem novas atividades práticas e teóricas no 3º dia

Leonardo Fister
12 JAN 2024 20:17

Arbitragem gaúcha segue a preparação para a temporada 2024 | Foto: Leonardo Fister / FGF

A preparação da arbitragem gaúcha segue a todo vapor. Nesta sexta-feira (12), terceiro dia da 21ª pré-temporada para árbitros e árbitros assistentes da Federação Gaúcha de Futebol-FGF, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS promoveu novas atividades práticas e teóricas para os profissionais do apito. 


Mais uma vez, o dia começou com uma atividade de situações de jogo, realizada no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. No primeiro momento, árbitros e árbitros assistentes foram divididos em dois grupos e trabalharam ações de tomada de decisões em lances de ataque contra defesa e de penalidades. Na segunda parte, os árbitros e assistentes se revezaram para apitar um jogo amistoso com jovens de uma escolinha de futebol da cidade. 


– As atividades técnicas e práticas que realizamos hoje têm como objetivo atender a demanda das competições da temporada. Além disso, buscamos o aprimoramento e a unificação de critérios para fortalecer o desempenho individual de cada árbitro – destacou o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden.


No turno da tarde, a arbitragem acompanhou uma aula teórica sobre controle de jogo, ministrada pelo árbitro Anderson Daronco. Em seguida, os árbitros assistentes André da Silva Bittencourt, Maíra Mastella Moreira, Rafael da Silva Alves e Tiago Kappes Diel palestraram sobre a Regra do Impedimento. 


Momento especial


Durante as atividades da manhã, os árbitros e árbitros assistentes receberam a visita do garoto Victor Miguel dos Santos. Aos nove anos, ele tem o desejo de se tornar árbitro de futebol. Por este motivo, a CEAF/RS proporcionou a Victor a oportunidade de apitar alguns minutos do jogo amistoso disputado no Estádio Homero Soldatelli. Logo depois, o menino recebeu uma bola e uma camiseta autografada de presente.


– Conhecemos a história deste menino e ficamos muito tocados com o fato dele ter esse sonho de ser árbitro de futebol. Por isso, proporcionamos a ele a oportunidade de conhecer este espaço, os colegas árbitros e viver essa experiência. Esperamos que essa atividade contribua para ele manter esse desejo – comentou o árbitro assistente Tiago Kappes Diel