Vai começar a decisão
Juventude e Grêmio começam a decidir o título do Gauchão Ipiranga 2024 neste sábado

Leonardo Fister
28 MAR 2024 15:46


Os primeiros 90 minutos da decisão do Gauchão Ipiranga 2024 serão disputados neste sábado (30). A partir das 16h30, Juventude e Grêmio se enfrentam no Estádio Alfredo Jaconi, pelo jogo de ida das finais. O Papo retorna a uma final após oito anos e vai em busca do segundo título Estadual da sua história. Já o Tricolor chega à sua sétima final seguida e tentará a conquista do heptacampeonato do Gauchão. A partida terá transmissão da RBSTV e do Premiere. O duelo de volta está marcado para o próximo sábado, 6 de abril, às 16h30, na Arena.


De volta à decisão

O Juventude retorna à final do Campeonato Gaúcho após oito anos. o Papo garantiu a vaga na decisão após eliminar o Internacional, algoz na final de 2016, com uma vitória nos pênaltis, em duelo disputado no Beira-Rio, na última segunda-feira (25). O time da Serra chega para o duelo de ida com uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Até aqui, os Jaconeros marcaram 20 gols e sofreram dez. Para largar em vantagem, o Juventude aposta na força do fator local. Jogando em casa, o Papo foi vazado apenas quatro vezes e marcou 60% de seus gols. Os artilheiros da equipe são os atacantes Gilberto e Lucas Barbosa, ambos com quatro gols


Em busca do hepta

Pelo sétimo ano seguido, o Grêmio disputará a final do Gauchão. O Tricolor assegurou a classificação após duas vitórias sobre o Caxias, 2 a 1 no Centenário e 3 a 2 na Arena, pelas semifinais. A equipe gremista tem uma campanha de dez vitórias, dois empates e duas derrotas. O Tricolor ainda é dono do melhor ataque do campeonato com 30 gols marcados. Em 14 jogos, o time sofreu 14 gols. A força ofensiva é um dos trunfos do Grêmio para sair na frente nesta decisão. Nos últimos quatro jogos, os gremistas marcaram 11 vezes. Além disso, o clube tem dois dos três artilheiros da competição. O meia Cristaldo e o atacante Diego Costa, ambos com cinco gols.


Títulos estaduais na casamata

A decisão do Gauchão Ipiranga 2024 também coloca frente a frente dois técnicos que conhecem os caminhos das conquistas estaduais. Do lado do Juventude, Roger Machado (48 anos) disputará a sua segunda final de Gauchão como treinador. Em 2022, ele foi campeão pelo Grêmio. Antes disso, o técnico faturou o Campeonato Mineiro de 2017 com o Atlético-MG e os Campeonatos Baianos de 2019 e 2020 pelo Bahia. Pelo lado do Grêmio, Renato Portaluppi (61 anos) chega à sua sexta decisão de Gauchão como treinador. O técnico levantou o caneco pelo Tricolor em 2018, 2019, 2020 e 2023 e foi vice-campeão em 2011.