Gauchão Ipiranga 2023
Grêmio vence o Caxias por 1 a 0 e conquista o hexacampeonato do Gauchão Ipiranga

Leonardo Fister
08 ABR 2023 18:40

Grêmio conquistou o 42º Campeonato Gaúcho da sua história | Créditos: Matheus Pé / FGF

O Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0 e conquistou o título do Gauchão Ipiranga 2023 na tarde deste sábado, em jogo disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Luis Suárez marcou o gol do título aos 19 minutos do segundo tempo. Foi a 42ª conquista Estadual da história da equipe gremista, além da sexta consecutiva. De quebra, o Grêmio fecha com o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Em 15 partidas, foram 27 gols marcados e nove sofridos.


O jogo:


A partida começou com as duas equipes se estudando e marcando forte, de maneira que não houve oportunidades de gols nos primeiros 15 minutos. A primeira chance foi do Grêmio aos 17. Vina aproveitou uma falha da defesa do Caxias e tocou para Luis Suárez. O atacante chutou da entrada da área e acertou a trave. Aos 23, Bitello deu assistência para Villasanti, que finalizou com perigo à esquerda do gol. Aos 26, após boa troca de passes, Carballo arrematou no canto e Bruno Ferreira fez grande defesa. O Caxias tentava segurar o ímpeto gremista, mas tinha dificuldades para chegar ao ataque e criar chances de marcar. O Tricolor, por sua vez, seguia tentando. Aos 37 minutos, Carballo cobrou falta e Bruno Ferreira espalmou para escanteio.


Na segunda etapa, o Grêmio buscou manter o ritmo. Aos 7 minutos, Bitello cobrou falta e mandou na rede pelo lado de fora. Aos 11, foi a vez do Caxias levar perigo. Eron dominou na entrada da área e tocou para Peninha. O meia chutou forte e Adriel espalmou para escanteio. Mas o Tricolor não se assustou e aos 14 minutos, Luis Suárez recebeu na área e foi derrubado pelo lateral-direito Marcelo Ferreira. Após consulta ao VAR, Leandro Vuaden marcou pênalti. O próprio Suárez foi para cobrança e abriu o placar.


Com a desvantagem, o Caxias saiu mais para o ataque e quase conseguiu o empate aos 26 minutos. Marcelo Ferreira cobrou falta da esquerda, Dirceu desviou e Adriel fez grande defesa. No rebote, Marlon chutou sobre o gol. A equipe da Serra continuou insistindo, mas o Grêmio se defendia bem e aproveitava os espaços para sair nos contra-ataques .Porém, a rede não voltou a balançar e com o apito final, o Tricolor soltou o grito de campeão gaúcho pela 42ª vez na história.

Fernando Alves / FGF e Matheus Pé / FGF