Copa do Brasil 2023
Grêmio vence o ABC-RN por 2 a 0 e abre vantagem na terceira fase da Copa do Brasil 2023

Leonardo Fister
13 ABR 2023 23:36

Bitello foi o autor do segundo gol da vitória gremista | Créditos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com gols de Villasanti e Bitello, o Grêmio venceu o ABC-RN por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2023, disputado no Estádio Frasqueirão, em Natal. Com o resultado, o Tricolor pode perder o confronto da volta por um gol de diferença, que ainda assim garante uma vaga nas oitavas de final. Se perder por dois gols, a classificação será decidida nos pênaltis. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 27 de abril, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.


O jogo:


A partida começou bastante estudada, com as duas equipes cedendo poucos espaços. Empurrado pela torcida, o ABC tinha mais posse de bola, mas não conseguia superar a defesa gremista e dar trabalho para o goleiro Adriel. O Grêmio, por sua vez, encontrava dificuldades para construir as jogadas e chegar ao ataque. Ainda assim, a primeira oportunidade de gol foi Tricolor. Aos 22 minutos, Bitello recebeu na entrada da área e chutou com perigo sobre a meta. A resposta do time potiguar veio aos 30. Após tabela com Léo Ceará, Felipe Garcia bateu cruzado e Adriel espalmou para escanteio. O Grêmio voltou aos 36. João Pedro avançou pela direita, finalizou rasteiro e Simão defendeu. Aos 39, o ABC assustou em cabeçada de Felipe Garcia que explodiu no travessão. 


O panorama da partida não sofreu grandes alterações no retorno para os segundo tempo. Os dois times tentaram colocar mais velocidade nas jogadas, porém faltava objetividade. Aos poucos, o Grêmio cresceu na partida.  Aos 25 minutos, em contra-ataque rápido, Zinho tabelou com Vina, contudo chutou fraco e Simão segurou firme. Mas aos 30, o Tricolor fez valer a sua força. Vina recebeu passe de Villasanti, invadiu a área e cruzou para o volante paraguaio, que cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar. O gol animou a equipe gremista e aos 35 brilhou a estrela do craque do Gauchão. Bitello chutou de fora da área e acertou o ângulo de Simão. Um golaço para fechar a conta no Frasqueirão.