Rumo às oitavas
Grêmio empata contra o ABC-RN e confirma a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil 2023

Angelo Pieretti
28 ABR 2023 00:00

Grêmio empata nos acréscimos e confirma a classificação às oitavas da Copa do Brasil | Créditos: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio confirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil 2023 ao empatar em 1 a 1 com o ABC-RN em partida disputada na noite desta quinta-feira (27), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor havia vencido o jogo de ida por 2 a 0. Na primeira etapa, Matheus Anjos abriu o placar para equipe potiguar. O empate gremista veio no segundo tempo com Everton Galdino.


O Grêmio irá conhecer seu adversário das oitavas de final em sorteio a ser realizado pela CBF na próxima terça-feira (2), às 13h, na sede da entidade.


O jogo:

A partida começou de forma equilibrada na Arena, mas com o ABC achando espaços na defesa gremista, enquanto o Grêmio encontrava dificuldades na armação ofensiva. Aos 20 minutos, Matheus Anjos recebeu lançamento nas costas da defesa e ficou cara a cara com Gabriel Grando. O camisa 7 potiguar finalizou rasteiro e abriu o placar: 1 a 0. Após o gol, o Tricolor passou a ter mais a posse de bola e partiu em busca do empate, mas se deparou com a defesa do ABC bem postada. Aos 33 minutos, Diogo Barbosa tocou para Suárez, que limpou do marcador e se desequilibrou antes da finalização. A bola ficou viva para Zinho, que carimbou o zagueiro. Aos 43, Cristaldo cobrou escanteio e Suárez emendou de primeira. Simão fez a defesa em dois tempos. Ainda na primeira etapa, Cristaldo recebeu cruzamento e completou de bicicleta, mas a bola saiu em tiro de meta.


Atrás do placar, o Grêmio seguiu encontrando dificuldades na segunda etapa. Embora o Tricolor seguisse com a bola no pé, as oportunidades não eram criadas. Por outro lado, o ABC não levava perigo. Aos 17, Suárez recebeu livre na área e chutou para defesa de Simão. O Grêmio seguiu no ataque e, aos 17, Cristaldo mandou com perigo próximo à trave. Aos 28, Fábio cruzou, André desviou de cabeça e Suárez completou a sobra para nova defesa do goleiro. Aos 35, Vina recebeu na entrada da área e chutou colocado para defesa de Simão. No lance seguinte, Vina cruzou rasteiro, mas, nem André e nem Bruno Alves, alcançaram a bola para completar. O ABC chegou aos 39, Felipe Garcia recebeu na ponta da área, avançou e chutou cruzado para defesa de Gabriel Grando. No minuto seguinte, mais uma oportunidade de gol do ABC. A defesa gremista não cortou o cruzamento e a bola sobrou para Felipe Garcia, que dominou e carimbou o travessão. Nos acréscimos, Suárez tocou para Galdino, que dominou e arriscou de fora da área para empatar a partida e confirmar a classificação tricolor às oitavas da Copa do Brasil.