Estadual 2024
FGF realiza Conselho Técnico para o Gauchão Ipiranga 2024

Leonardo Fister
29 NOV 2023 17:21

Evento ocorreu no auditório da FGF | Foto: Vinicio Martins / FGF


Tabela atualizada no dia 30/11 às 13h30

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na tarde desta quarta-feira (29), o Conselho Técnico para o Gauchão Ipiranga 2024. O evento ocorreu no auditório da FGF e contou com a participação dos presidentes e demais representantes dos clubes que disputarão a competição. Ao longo do encontro, foram definidos o regulamento e o formato de disputa do campeonato, que tem como novidade a disputa da fase de quartas de final. O Gauchão 2024 tem início previsto para o dia 20 de janeiro e a final para o dia 07 de abril


Na abertura do evento, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, saudou a todos os presentes, explicou questões administrativas e técnicas da competição, e ressaltou que a entidade está à disposição das equipes. 


– Nosso objetivo é realizar uma grande competição, que valorize cada vez mais o nosso futebol e nossos clubes. Quero agradecer a presença de todos vocês e ressaltar que nossa diretoria está à disposição de todos clubes para auxiliar nas questões referentes ao campeonato – destacou Luciano Hocsman.


Em seguida, foi definida a forma de disputa do Gauchão 2024. Em comum acordo com os clubes, foi estabelecido que na primeira fase as 12 equipes jogarão entre si em turno único, com os oito melhores se classificando para as quartas de final e os dois últimos colocados sendo rebaixados para a Série A2. As quartas de final serão disputadas em jogo único, com o time de melhor campanha atuando como mandante e tendo a vantagem de jogar pelo empate para se classificar. Já as fases de semifinais e finais terão partidas de ida e volta, sem saldo qualificado. Em caso de empate no saldo, a decisão será nas cobranças de pênaltis. Também foi definido por unanimidade que o VAR (árbitro de vídeo) será utilizado a partir dos jogos de quartas de final


Em seguida, a diretora de marketing e negócios da FGF, Carla Larini, abordou temas relacionadas a marca e patrocínios da competição. Ela destacou também as questões das tradições gaúchas como um dos diferenciais que ajudam a valorizar o campeonato. 


– A gente entende o valor que tem o nosso campeonato. Aqui, temos como diferenciais a alma, a tradição e a paixão do gaúcho, especialmente pelo futebol. Quero garantir a vocês que não estamos medindo esforços para valorizar a nossa competição e continuaremos correndo atrás para fazer o melhor para o nosso futebol – enfatizou Carla Larini.


Por fim, foi apresentada aos clubes a tabela do Gauchão Ipiranga 2024 e a nova bola da competição da marca Topper.


Confira abaixo a tabela com as datas base da competição:


Vinicio Martins / FGF