Orientações finais
FGF promove seminário para delegados e fiscais de jogo que atuarão no Gauchão Ipiranga 2024

Leonardo Fister
16 JAN 2024 19:00

Evento tinha como objetivo passar orientações e diretrizes aos profissionais | Foto: Pedro Dean / FGF

Com o objetivo de investir na qualificação dos delegados e fiscais que atuarão nos jogos do Gauchão Ipiranga 2024, a Federação  Gaúcha de Futebol - FGF realizou um seminário na tarde desta terça-feira (16) com orientações e diretrizes de procedimentos a serem tomados durante as partidas. 


O evento realizado no auditório da FGF contou com a presença do presidente da FGF, Luciano Hocsman, do vice-presidente, Antônio Luiz Dal Prá, do secretário-geral, Mauro Rocha, do diretor jurídico, Gilson Kroeff, da diretora de marketing e negócios, Carla Larini, do diretor financeiro, Marcelo Ducati, e do diretor de segurança, Elvio Pires. Também participaram o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol - CEAF/RS, Leandro Vuaden, o presidente do TJD/RS, Claudio Fleck, o procurador do TJD/RS, Renan Cardoso, além de colaboradores da Federação.


 Na abertura do seminário, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, fez uma breve apresentação, na qual saudou a presença de todos e desejou um bom trabalho ao longo da temporada. 


– Agradeço a todos os que puderam estar presentes hoje. Organizamos esta reunião para alinhar diretrizes e passar orientações para que todos vocês possam desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível. Desejo que vocês possam fazer um grande trabalho não apenas no Gauchão, mas em todas as competições da temporada – afirmou Luciano Hocsman


Ao longo do seminário, os delegados e fiscais receberam orientações sobre o regulamento e documentos do campeonato, postura em campo, segurança, tratamento com a imprensa, relatórios, entre outras questões que envolvem as operações em dias de jogos. Os profissionais ainda realizaram uma prova que abordava quais os procedimentos a serem tomados em determinadas situações da partida.


Os delegados e fiscais de jogo também foram instruídos a respeito do projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo. Todos receberam orientações, baseadas no Protocolo FIFA, de como proceder caso aconteçam casos de racismo nos estádios. 



Pedro Dean / FGF