Luta antirracista
FGF participará de painel sobre Racismo no Futebol na Assembleia Legislativa do RS

Comunicação
18 OUT 2023 18:20

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, será um dos convidados do painel "Racismo no Futebol: Prevenção e Enfrentamento", organizado pela Frente Negra Gaúcha, com o apoio do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O debate ocorrerá no dia 23 de outubro, a partir das 13h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita.


Também participarão do evento o diretor-executivo do Observatório, Marcelo Carvalho, o secretário-geral do Internacional, Cauê Vieira, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, e o gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo Leão, a professora da UFRGS, Sandra de Deus, e o jornalista esportivo da RBS, Rodrigo Oliveira.


No dia 2 de outubro, a FGF, com o apoio da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, lançou o projeto “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”. A iniciativa tem por objetivo abordar o racismo individual, institucional e estrutural de maneira abrangente, visando combater todas as formas de racismo no futebol gaúcho e promover uma mudança cultural duradoura. O Protocolo prevê ações como a criação de uma comissão multidisciplinar; o curso de letramento racial para arbitragem, TJD e clubes; a formação de agentes regionais - delegados de partidas como multiplicadores; e a divulgação de cartilha para as categorias de base.