Futebol Feminino
FGF participa de Seminário de Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino

Leonardo Fister
02 JUN 2023 18:01

Coordenadora de Competições Femininas da FGF, Gabriela Luizelli (primeira da esq. para dir.) participou do Seminário | Créditos: Divulgação / FGF

A Federação Gaúcha de Futebol-FGF participou do Seminário de Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino, realizado na tarde desta sexta-feira (02) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A entidade foi representada pela Coordenadora de Competições Femininas, Gabriela Luizelli. Durante a sua participação, a coordenadora falou sobre as ações adotadas pela FGF para o desenvolvimento do futebol feminino no Rio Grande do Sul.


- Essa gestão da FGF apoia muito o futebol feminino. Nos últimos anos, a gente vem fazendo um trabalho para desenvolver a modalidade no estado e oportunizar uma melhor estrutura, especialmente para as esquipes do interior. Desde 2021, conseguimos dar um auxílio para os times subsidiarem os custos da competição. Hoje, desenvolvemos uma marca para o futebol feminino gaúcho, temos o slogan "Campeãs de Uma Mesma Paixão", pois sabemos que a maioria das mulheres do Rio Grande do Sul jogam por amor. Além disso, mudamos a forma de disputa do campeonato para dar mais competitividade e ritmo de jogo, especialmente para as equipes do interior - destacou Gabriela.


 O encontro, promovido pela deputada estadual Bruna Rodrigues e pela deputada federal Daiana Santos, relembrou a história das pioneiras no futebol feminino no Rio Grande do Sul e debateu iniciativas e políticas públicas, que buscam incentivar a presença das mulheres na modalidade. 


- É um debate social que precisamos enfrentar.  Precisamos entender que o futebol feminino é estratégico no combate à violência contra as mulheres e à desigualdade. Sem dúvida nenhuma, essa vai ser uma das frentes parlamentares mais felizes no sentido de tirar um compromisso. Vamos fazer uma campanha para que o futebol feminino se popularize e faça parte do cotidiano das mulheres - enfatizou Bruna Rodrigues.


- Precisamos reconhecer o passado para valorizar a história e fomentar um futuro diferente. Temos de olhar o futebol feminino como uma potência e parte de uma estrutura, na qual rompemos estigmas e preconceitos. Além disso, é necessário investimentos para que novos talentos sejam reconhecidos e possam vivenciar o futebol feminino não apenas como uma opção, mas sim como uma oportunidade de carreira - afirmou Daiana Santos


Confira o seminário na íntegra:


Assessoria da Deputada Estadual Bruna Rodrigues