Combate ao Racismo
FGF participa de painel sobre prevenção e enfrentamento do Racismo no Futebol na Assembleia Legislativa do RS

Leonardo Fister
23 OUT 2023 17:29

Luciano Hocsman fala sobre o combate ao racismo em evento na Assembleia Legislativa | Foto: Maiara Medeiros / Odabá


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF, representada pelo presidente Luciano Hocsman, participou do painel "Racismo no Futebol: Prevenção e Enfrentamento", na tarde desta segunda-feira, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela Frente Negra Gaúcha, com o apoio do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.


Também participaram do evento o gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo Leão, o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, o secretário-geral do Internacional, Cauê Vieira, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, a professora da UFRGS, Sandra de Deus, e o jornalista esportivo da RBS, Rodrigo Oliveira. Ainda estavam presentes a deputada estadual Luciana Genro, representando a presidência da Assembleia Legislativa, e a vice-presidente da Frente Negra Gaúcha, Maria Cristina dos Santos, assim como representantes de parlamentares, ONGs, imprensa e demais convidados.


Em sua manifestação, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, falou das ações desenvolvidas pela Federação Gaúcha de Futebol para combater e prevenir os casos de racismo, em especial o projeto “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”.


– Há um ano iniciamos esse processo em parceria com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo. Primeiro com um letramento interno e depois com o lançamento de uma cartilha para as categorias de base dos clubes gaúchos. Em breve, vamos fazer um seminário de letramento com o quadro de árbitros da FGF e com os delegados das partidas, para que eles possam saber como proceder em caso de atos de racismo durante as partidas – explicou Hocsman.


O presidente ainda lembrou da meta de zerar os casos de racismo nos estádios gaúchos e ressaltou que o futebol deve ser um exemplo para a sociedade.


– Reforço que temos uma meta ousada de zerar os casos de racismo nos estádios do Rio Grande do Sul. Mas essa é uma luta de todos nós. Precisamos fazer do futebol um exemplo para a sociedade. Se conseguirmos erradicar o racismo do nosso ecossistema futebolístico, quem sabe a sociedade não se conscientize de que essas atitudes discriminatórias não tem mais espaço – finalizou.


O gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo Leão, também apresentou medidas desenvolvidas pela entidade no combate ao racismo e destacou o protagonismo brasileiro no assunto. Ele ainda saudou a iniciativa da FGF com o projeto Protocolo Zero


– Nos últimos anos, a CBF assumiu o compromisso de enfrentar o racismo no futebol. Entre as nossas iniciativas está a campanha "Com o racismo não tem jogo", que nos colocou em uma posição de liderança deste assunto no cenário internacional. Fico feliz de ver essa postura de liderança na Federação Gaúcha com o Protocolo Zero e demais ações que foram apresentadas. É fundamental que as entidades esportivas assumam essa responsabilidade e liderem essa luta rumo a uma transformação que tanto precisamos – destacou Ricardo Leão


Confira o evento na íntegra:


Maiara Medeiros / Odabá