Projeto Conecta
Projeto Conecta realiza workshop com auxiliar técnico da Seleção Brasileira e com fundador da Universidade do Futebol

Leonardo Fister
08 NOV 2023 13:32

João Paulo Medina e Eduardo Barros participaram de mais uma edição do Conecta | Foto: Leonardo Fister / FGF

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu mais uma edição do  projeto Conecta na noite da última terça-feira (07). O workshop, que teve como tema  "Abordagem Sistêmica no Futebol", contou com a participação do professor João Paulo Medina, fundador e presidente do conselho da Universidade do Futebol, e do auxiliar técnico do Fluminense – atual campeão da Copa Libertadores – e da Seleção Brasileira, Eduardo Barros. O evento, realizado no auditório da FGF, foi mediado pelo Doutor em Ciências do Desporto e Mestre em Ciência do Movimento Humano, professor José Cicero Moraes


Na primeira palestra da noite, o professor João Paulo Medina abordou o tema  "Introdução aos princípios da abordagem sistêmica no contexto do futebol". Em sua fala, Medina destacou a importância do assunto no esporte atual.


– Considero a abordagem sistêmica muito importante, tanto que tenho dedicado muito tempo da minha vida em tentar entender cada vez mais esse tema. Precisamos entender o futebol a partir da perspectiva sistêmica, tomando conhecimento de toda a sua complexidade, que existe em dimensões técnicas, administrativas e políticas. Por isso, eu acredito muito no potencial dessa abordagem para entendermos melhor o futebol e tomarmos melhores decisões – explicou Medina.


O fundador da Universidade do Futebol também saudou a iniciativa da FGF de promover o projeto Conecta.


– Acolhi com entusiasmo o convite que me foi feito para participar. Parabenizo a FGF por essa iniciativa de apoio à promoção do conhecimento. Vejo com muito bons olhos esse projeto e torço para que ele prospere e que cada vez mais gente possa lotar o auditório da FGF em busca dessa troca de conhecimentos – concluiu Medina.


Na sequência, foi a vez do auxiliar técnico Eduardo Barros conversar com os presentes. Em sua palestra, ele tratou sobre "Futebol: treino e jogo a partir de uma abordagem sistêmica". Barros afirmou que para obter melhores resultados é preciso haver um trabalho de sintonia nas equipes. 


– A abordagem sistêmica, apesar de não ser um tema novo, ainda é muito pouco explorado no futebol. Por isso, quis trazer elementos voltados para o treino e para o jogo, a partir de uma abordagem transdisciplinar, que entende o conhecimento de todas as áreas e sabe que para um melhor resultado de uma equipe, esses setores precisam de comunhão entre si – destacou Barros.


Assim como João Paulo Medina, ele também elogiou o trabalho de capacitação profissional promovido pelo Conecta.


– É uma iniciativa louvável. Gostaria que houvessem outras semelhantes pelo país. A preocupação com a capacitação dos profissionais, que atuam nas diferentes categorias e competições, é legítima. E o efeito de um movimento como o projeto Conecta é muito positivo para os profissionais e para comunidade do futebol como um todo – concluiu Barros.


O projeto Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral. Além de capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, visando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiência com um técnico de alto nível do futebol brasileiro.

Leonardo Fister / FGF