Projeto Conecta
FGF Conecta realiza evento com Gabriel Bussinger sobre aprimoramento do treino e aplicação no jogo

Angelo Pieretti
21 JUL 2023 17:49

Gabriel Bussinger apresenta minicurso no projeto Conecta, da FGF |Créditos: Angelo Pieretti/FGF

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF, por meio do seu Departamento de Capacitação, realiza, na tarde e noite desta sexta-feira (21), mais uma edição do FGF Conecta. Gabriel Bussinger, diretor de futebol e metodologia do Sfera FC, de São Paulo, e professor da CBF Academy das licenças de treinador e executivos, ministra o minicurso "Como melhorar o treino e transferir o treino para o jogo". O evento acontece na sede da FGF e conta com a moderação do doutor em ciências do desporto e mestre em ciência do movimento humano, professor José Cicero Moraes, e do coordenador do projeto FGF Conecta, professor Ademir Calovi.


Autor do podcast Diário do Treinador, Bussinger também é pós-graduado em ciência do treinamento em futebol, gestão de pessoas e do futebol e mestre em filosofia de liderança do treinador de futebol de sucesso. Gabriel soma passagens como treinador do sub-23 e como auxiliar técnico do profissional do Avaí-SC, do sub-17 do Santos-SP e do FC Djursland/BFC, da Dinamarca.


- O projeto Conecta é pioneiro em dar suporte para o treinador de futebol continuar se desenvolvendo e ter uma formação continuada. Trabalhos como esse da Federação são democráticos e acessíveis para todos. Recebi o convite com muita alegria e aceitei na hora. É um privilégio estar aqui - declarou Gabriel Bussinger.


A primeira parte do curso, entre 15h e 17h30, abordou a "Transferência do treino para o jogo". Já a segunda parte, após o intervalo, entre 18h15 e 20h30, terá como pauta o "Planejamento, Condução e Avaliação de Jogo (PCA)".


O projeto FGF Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral. Além de capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, visando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiências.

Angelo Pieretti/FGF