FGF Conecta
Mano Menezes e Sidnei Lobo participam da 3ª edição de 2023 do FGF Conecta

Leonardo Fister
05 JUL 2023 14:09

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu na noite de terça-feira (04) o terceiro evento do  projeto Conecta de 2023. O evento contou com a participação do atual técnico do Internacional, Mano Menezes, e do auxiliar técnico, Sidnei Lobo. O tema do encontro realizado no auditório da FGF foi "Transição da base ao profissional". O encontro foi mediado pela jornalista e coordenadora de comunicação da FGF, Christiane Matos, e pelo coordenador do projeto FGF Conecta, professor Ademir Calovi.


No início do evento, o presidente da FGF, Luciano Hocsman saudou os presentes e falou da importância da troca de experiências por meio do Projeto Conecta.


- Fico muito honrado com a presença do Mano e do Sidnei. Temos feitos esforços na FGF para termos a possibilidade de trocar conhecimentos e experiências com profissionais de destaque no futebol brasileiro e, sempre que possível, que tenham uma ligação com o futebol gaúcho. Buscamos, através deles, dar a vocês uma capacitação cada vez maior para que, num futuro muito breve, vocês sejam sucedidos nas suas carreiras e, quem sabe, estejam aqui neste palco compartilhando as suas experiências. - afirmou Hocsman


Durante o encontro, Mano Menezes e Sidnei Lobo falaram de suas experiências com atletas de categorias de base, expuseram suas opiniões, compartilharam conhecimentos e responderam perguntas da plateia. O evento reuniu profissionais da área técnica de diversos clubes do Rio Grande do Sul, dirigentes, graduandos e professores de educação física. 


- É um prazer participar do projeto e ver a presença de treinadores, que assim como nós estão batalhando na profissão. Eu acho que compartilhar essas vivências é um ato de gratidão que a gente tem que ter com o futebol, por tudo que o esporte nos deu. Passar esse conhecimento para os profissionais que estão aqui ajuda a motivá-los a seguir nessa caminhada que não é fácil, mas é extremamente gratificante - destacou Mano Menezes.


- É muito importante esse tipo de encontro, pois engrandece o futebol. Tem algumas coisas que precisam ser tratadas e não tem lugar melhor do que esse, com a presença de profissionais que desejam ganhar experiência. Espero que essa iniciativa continue por meio da presença de mais profissionais que possam distribuir conhecimentos - enfatizou Sidnei Lobo.


O projeto FGF Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral. Além de capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, visando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiência com um técnico de alto nível do futebol brasileiro.


Em 2023, o Conecta já recebeu o treinador da categoria Sub-20 da Sociedade Esportiva Palmeiras, Paulo Victor Gomes, e o professor das licenças A e C de formação de treinadores da CBF Academy e consultor da CONMEBOL, prof. Dr. Israel Teoldo.

Max Peixoto / FGF