Medicina e Saúde no Futebol
Epidemiologista da Comissão de Medicina e Saúde destaca a atuação da FGF durante a Pandemia

Angelo Pieretti
12 MAI 2023 18:51

A Comissão de Medicina e Saúde da Federação Gaúcha de Futebol - FGF divulgou na tarde desta sexta-feira (12) o segundo vídeo temático sobre medicina esportiva do novo projeto para 2023. O tema que sequencia a série de vídeos é "Futebol e COVID-19: A atuação da FGF durante a pandemia" e foi apresentado pelo membro da Comissão e epidemiologista, Paulo Petry, que resumiu a atuação da Federação durante a pandemia causada pelo vírus Covid-19. Ele destacou a importância da vacinação para o controle da doença e a obrigatoriedade do comprovante vacinal de atletas e membros da comissão técnica para inscrições nas competições. 


- Durante os campeonatos da Federação Gaúcha de Futebol, a comprovação de administração plena foi obrigatória para inscrição em súmulas de jogos. Caso no grupo de atletas ou na comissão técnica, existisse alguém sem as doses mínimas, e isso aconteceu especialmente com atletas que vieram do exterior, o clube, através de seu médico, deveria atestar que foi realizado o exame de RT-PCR com resultado negativo e enviar esse atestado à FGF com no máximo 48 horas de antecedência da partida - declarou o epidemiologista da Comissão de Medicina e Saúde da FGF, Paulo Petry.


Além do epidemiologista Paulo Petry, a Comissão é composta pelo médico cardiologista, Luciano Pires, e pelo médico ortopedista, Luciano Ramires.


Confira o vídeo na íntegra: