Novidade
Conheça a nova taça do Gauchão Ipiranga

Christiane Matos
31 MAR 2023 12:10

FGF apresenta a nova taça do Gauchão Ipiranga | Créditos: Angelo Pieretti

A nova taça do Gauchão Ipiranga já está na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF. De autoria do desenhista Guilherme Sanchez, o novo troféu tem design moderno e dinâmico e valoriza elementos tradicionalistas da cultura gaúcha.


A parte superior da peça rende uma homenagem em seu formato a uma cuia de chimarrão. O topo tem 18 gomos que remetem à data de fundação da FGF, em 18 de maio de 1918. Ave símbolo do Estado, o Quero-Quero também está presente na taça, em uma referência a sua presença marcante nos gramados durante as partidas. Conhecida como a Sentinela dos Pampas, a ave aparece envolvendo a taça. Na base, o mapa do Estado ganha destaque juntamente com a frase que pertence ao Hino Rio-Grandense: "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra". 


— Nosso objetivo foi o de se aproximar ainda mais do torcedor. Queríamos uma taça muito exclusiva, que representasse o povo gaúcho e o orgulho pelas suas raízes. Para isso, buscamos elementos fortes da nossa cultura, buscamos os melhores fornecedores e envolvemos diversos setores da FGF - destaca a diretora de marketing e negócios da FGF, Carla Larini.