Quarta temporada de projeto Conecta
Conecta promove workshop sobre arbitragem nas categorias de base

Angelo Pieretti
20 MAR 2024 20:27

CEAF/RS apresenta metodologia de trabalho aos integrantes dos clubes de base filiados à FGF | Foto: Angelo Pieretti/FGF


A quarta temporada do projeto Conecta já começou. O primeiro evento de 2024 reuniu exclusivamente as comissões técnicas, os atletas e os dirigentes das equipes de base filiadas à Federação Gaúcha de Futebol - FGF. O "Workshop: Conversando com a CEAF/RS", realizado na noite desta quarta-feira (20), no auditório da FGF, contou com a participação do presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS, Leandro Vuaden, e dos coordenadores técnicos da Comissão, Élio Nepomuceno, Paulo Ricardo Conceição e Francisco Neto. A mediação do evento foi do Doutor em Ciências do Desporto e Mestre em Ciência do Movimento Humano, professor José Cicero Moraes. 


Na abertura do Workshop, o presidente e os coordenadores da CEAF/RS apresentaram o tema "Filosofia e a Metodologia da Arbitragem Gaúcha nas Categorias de Base". Ao longo do evento, os participantes puderam trocar experiências em um bate-papo com a CEAF/RS.


- A categoria de base é o pontapé inicial para formação de grandes jogadores e, também, de grandes árbitros e assistentes que, no futuro, podem entrar no quadro da FIFA. Nas categorias de base, os novos árbitros e assistentes desenvolvem suas habilidades, confiança, entre outros atributos que os ajudam a subir de categoria - enfatizou o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden.


Para o supervisor das categorias de base do Esporte Clube Pinheiros, Everton Porto, eventos como o desta noite fortalecem o futebol gaúcho.


— Essa troca de experiências é de grande importância. Assim como os atletas, os árbitros e assistentes precisam participar de jogos para sua formação e crescimento na profissão - declarou Everton.


O projeto Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral, com as realizações de palestras, lives, cursos e seminários sobre temas de interesse das diferentes áreas que integram o futebol.

Angelo Pieretti/FGF