Brasileirão 2023
Clubes gaúchos iniciam jornada nas divisões nacionais

Angelo Pieretti
14 ABR 2023 11:30

O Gauchão Ipiranga 2023 já acabou e, com isso, o foco dos clubes gaúchos mudou e chegou a hora deles se espalharem por todo o Brasil representando o Rio Grande do Sul nas disputas do Brasileirão das quatro divisões. Neste final de semana, três equipes entram em campo pelo Brasileirão Séries A e B. O começo da Série C está previsto para 2 de maio, já a Série D para 6 de maio. Ao todo, são nove clube gaúchos que disputam as competições nacionais.


Atual vice-campeão do Brasileirão da Série A, o Internacional começa sua jornada fora de casa. No sábado (15), às 18h30, o Colorado visita o Fortaleza-CE, na Arena Castelão, em Fortaleza. Já o Grêmio, que conquistou o acesso na temporada passada, inicia o Brasileirão contra o Santos-SPno domingo (16), às 18h30, jogando no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. 


Pela Série B, o Juventude começa a busca pelo acesso à elite nacional no sábado (15), às 18h15, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, contra o Botafogo-SP. Serão 38 rodadas para os Jaconeiros buscarem uma das quatro vagas para Série A.


A Série C mantém o formato de disputa da temporada passada. A competição será disputada em três fases, sendo a primeira em pontos corridos, em turno único. Os representantes gaúchos da competição são o São José e o Ypiranga. A primeira rodada está prevista para a primeira semana de maio, dias 2, 3 e 4.


Com maior número de times gaúchos nas divisões nacionais, a Série D tem início previsto para o primeiro final de semana de maio, dias 6 e 7. Aimoré, Brasil-Pel, Caxias e Novo Hamburgo estão no oitavo e último grupo da competição. A chave também conta com equipes de Santa Catarina e Paraná. Ao todo, 64 clubes brigam pelo acesso. Os quatro melhores colocados avançam para o mata-mata, que se estende em: segunda fase, oitavas, quartas, semifinal e final. Os quatro times da semifinal ascendem à Série C.