Nota da Presidência - Evento Premiação e Inauguração.

Eventos de Premiação dos Melhores do Gauchão 2015 e Inauguração da Nova Sede da FGF.

05 MAI 2015 12:05

A Federação Gaúcha de Futebol, por intermédio de seu presidente Francisco Novelletto Neto, vem a público, informar e esclarecer os procedimentos que foram ajustados para a cobertura jornalística dos eventos de premiação dos melhores do Gauchão 2015 e inauguração da nova sede da FGF ocorridos no dia 04/05/2015.

De pronto, é importante mencionar que não houve qualquer impedimento de acesso da imprensa, independente do veículo de comunicação, ao prédio da FGF para realizar a cobertura dos citados eventos. Estavam presentes aproximadamente 120 profissionais da imprensa realizando o seu trabalho na noite de ontem.

Válido esclarecer, que neste ano a solenidade de premiação ocorreu no auditório da FGF, um espaço para 250 pessoas, reduzido se comparado aos locais onde fora realizado nos anos anteriores.

Portanto, havia a necessidade de se oferecer, garantir e privilegiar o acesso ao local aos homenageados e convidados, sem que houvesse qualquer impedimento para que ocorresse a cobertura jornalística pelos veículos de comunicação.

É sabido que o evento da premiação dos melhores pertence à empresa que detentora dos direitos de transmissão do campeonato, direito esse que cabe e cumpre a FGF e demais órgãos respeitar.

No entanto, a fim de viabilizar que os demais veículos de imprensa realizassem a cobertura do evento, com a ciência do espaço mais reduzido do auditório da FGF, nas reuniões preparatórias para a solenidade, restou ajustado, conforme solicitação e orientação do organizador do evento pela empresa detentora dos direitos de transmissão, que as imagens seriam por eles captadas para posterior cessão às demais empresas, mas que, face a limitação do espaço físico do local, seria viabilizada  a presença de apenas um profissional de cada outra emissora para cobrir o evento sem, todavia, a utilização de qualquer equipamento de gravação de imagens ou voz, na medida em haveria a posterior disponibilização e cessão destas imagens.

Restou igualmente autorizada, sem qualquer restrição do uso de equipamento ou quantidade de profissionais, a cobertura jornalística a ser realizada nas demais dependências da FGF, como por exemplo, o hall de entrada e o restaurante, por onde transitavam as personalidades que participavam da festa.

Tanto foi assim que da emissora de rádio e jornal da empresa que transmitia o evento, estavam presentes apenas um profissional de cada órgão, e os demais permaneceram realizando a cobertura sem ter o acesso ao auditório, diretamente das outras áreas da FGF.

Não houve, portanto, qualquer privilégio.

Esse foi o primeiro grande evento realizado na nova sede da FGF. Em verdade, dois eventos sucessivos na medida em que, igualmente, ocorreu a solenidade de inauguração. 

Se houve algum mal entendido, evidentemente que ocorreu de forma deliberada, sem qualquer intenção de nenhuma das partes envolvidas no evento tendo sido permitida e previamente ajustada a forma de acesso e cobertura jornalística por todo e qualquer veículo da imprensa.

Por fim, cumpre a FGF mencionar que respeita e sempre respeitará a liberdade da imprensa, ciente da importância do seu papel perante a nossa sociedade.

 

Porto alegre, 05 de maio de 2015.

 

Francisco Novelletto Neto

Presidente