FGF Conecta
Dalton Neto e Rodrigo Dall'Aqua falam sobre preparação física, modelo de jogo e treinamento de força no FGF Conecta

Adão Paz Junior
13 JUL 2026 21:30

Dalton e Rodrigo foram os palestrantes do evento na FGF | Foto: Luiz Breves/FGF


Em mais uma edição do projeto FGF Conecta, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu na noite desta segunda-feira (13) o workshop "Conectando Ciência e Campo: alinhando preparação física, modelo de jogo e treinamento de força", com os educadores físicos e professores Dalton Moreira Neto, da CBF, e Rodrigo Dall'Aqua, da Sogipa. A mediação foi do Prof. Dr. Elio Carravetta, especialista em Ciências do Desporto nas áreas de gestão, treinamento e esporte de elevado rendimento.

O evento propôs uma reflexão sobre como diferentes áreas do conhecimento esportivo podem atuar de forma integrada na construção de processos de treinamento mais eficientes e alinhados às demandas do futebol. Professor Licença PRO da CBF e preparador físico das Seleções Brasileiras de Futsal e Beach Soccer, Dalton destacou que, apesar do calendário congestionado de partidas, é possível encaixar essas etapas de preparação física, modelo de jogo e treinamento de força no alto rendimento.

PREPARAÇÃO FÍSICA

- Podemos fazer isso incluindo a ciência com a prática. O que não podemos fazer é ficar só interpretando dados no computador e perder a essência de saber analisar como está o desempenho do atleta a olho nu - disse o profissional quando respondeu uma questão sobre fadiga muscular.

Foto: Luiz Breves/FGF

MODELO DE JOGO

Quanto ao modelo de jogo, Dalton foi enfático ao dizer que é preciso ter uma conexão entre o trabalho do preparador físico e o do treinador:

- Como o treinador gosta de jogar, como ele prefere? Tem que ter essa conexão. O preparador físico trabalha para o treinador, não adianta querer fazer o que você acha melhor. O seu plano de preparação física tem que estar conectado com as ideias do treinador.

Ex-atleta profissional de futebol de times como Inter e Fluminense, Dalton Neto disse que até o aquecimento precisa estar alinhado:


- A gente tem que entender a ideia do treinador para o jogo, inclusive para fazer um trabalho de aquecimento direcionado em cada partida.

TREINAMENTO DE FORÇA


Foto: Luiz Breves/FGF

Rodrigo Dall'Aqua, treinador de levantamento de pesos da Sogipa e chefe de equipe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, explicou como o treinamento de força no futebol pode melhorar a performance do atleta:

- Um dos assuntos que tratamos foi a utilização da força no futebol, especialmente o VBT (Velocity Based Training), que insere tecnologias para uma maior assertividade no treinamento de força do jogador de futebol durante a prática fora de campo, mas com o objetivo de trazer para o contexto do campo.


Dall'Aqua disse ainda que o treinamento de força tem que ser olhado com cuidado e conhecimento.

- No treinamento de força, a gente tem que parar de pensar só no músculo e dar atenção também para o viés neural do atleta - alertou o profissional.

Outra questão abordada foi como conduzir a evolução dos treinos.

- Se utilizar sempre a carga máxima no treino, fica mais difícil de evoluir. Tem que ter a qualidade de treino para manter uma assertividade na fase adulta - disse o treinador da Sogipa.


Técnicos, preparadores físicos, graduandos em Educação Física, dirigentes e ex-atletas tiveram a oportunidade de absorver conhecimentos teóricos e práticos com dois profissionais que são referências em suas áreas de atuação. O encontro propiciou aos participantes conhecer novos conceitos e exemplos para aplicação no dia a dia do trabalho de formação de atletas e alto rendimento.


Foto: Luiz Breves/FGF

PROJETO FGF CONECTA Lançado em 2021, o projeto FGF Conecta visa capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, buscando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiência com profissionais de alto nível atuantes no futebol nacional e internacional. Os eventos têm como público-alvo técnicos de futebol, preparadores físicos, graduandos e professores de educação física, dirigentes e demais interessados na área esportiva. A coordenação é dos professores Ademir Calovi e José Cícero Moraes. FGF Conecta - Conectando Ciência e Campo: alinhando preparação física, modelo de jogo e treinamento de força