- FASE
JOGO:
- FASE
-
-
- ' - 0º T
X
- ' - 0º T
X
  • Luta Antirracista
    FGF promove reunião de avaliação e alinhamento das primeiras ações do Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo

    03 JUL 2025 17:00:00

    Reunião teve a participação dos profissionais que atuam em campo | Foto: Guilherme Chaves/FGF 


    A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na tarde desta quinta-feira (3), Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial, reunião com delegados e fiscais de partida para avaliação e alinhamento das ações do "Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo". O encontro ocorreu na sede da FGF e teve como pautas os atos de divulgação, relatos de casos de racismo e alinhamento de protocolos do Observador de Intolerância para a sequência do Gauchão Série A2 2025.


    Estavam presentes no evento o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor jurídico, Gilson Kroeff, o diretor financeiro, Marcelo Ducati, e membros do departamento de competições. Também participaram a socióloga da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e coordenadora do projeto Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo, Nina Fola, e o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho.


    O encontro tratou dos pontos observados pelos delegados e fiscais sobre atos racistas durante a Série A2. A Divisão de Acesso desse ano é a primeira competição da FGF a contar com um Observador de Intolerância em cada jogo. A escolha do profissional e suas atribuições são de responsabilidade do Observatório.


    - Hoje realizamos uma avaliação dessas primeiras rodadas e do que foi feito até aqui. Queremos realinhar os processos para essa fase final da competição, pois é um projeto embrionário, não só para esta competição, mas para outras competições promovidas pela Federação Gaúcha de Futebol. Nosso objetivo é alinhar todas as questões e processos para que, no Gauchão de 2026, possamos implementar as ações do Protocolo Zero - destacou Ducati.


    Até o momento, foram realizadas nove ações do Protocolo Zero em diversas regiões do estado. A socióloga da Odabá, Nina Fola, falou sobre a atenção aos casos registrados até aqui na competição e a importância de ouvir os profissionais envolvidos nas partidas do Gauchão Série A2.


    - Nesta nossa primeira avaliação, ouvimos quem está lá no campo, quem vivencia os jogos, a torcida e o ambiente dos estádios. Eles trouxeram pontos importantes para nós afinarmos os processos do protocolo. Além disso, é importante saber das métricas, dos fatos ocorridos para podermos avaliar após o campeonato. Reuniões assim são super importantes para sentirmos como andam os processos e as ações no combate ao racismo. Até o momento, tivemos só um caso registrado e mais dois que atendemos, mas que não viraram denúncias - registrou Nina.


    A próxima ação do Protocolo Zero vai acontecer no duelo da 10ª rodada do Gauchão Série A2 2025, entre Real e Gramadense. A partida será no próximo sábado (05), às 15h, no Módulo Esportivo Tramandaí.


  • ARBITRAGEM
    Função Nome
  • DOCUMENTOS
    Tipo Visualizar
    Súmula
    Boletim Financeiro
    Plano de Ação
  • ALTERAÇÃO VÁLIDA
    30/11/-0001 00:00
    Original Alterada para
    Data A Definir A Definir
    Hora 21:00 A Definir
    Estádio